Seja você mesmo
Fale para você mesmo tudo aquilo que as outras pessoas não precisam dizer ao seu respeito.
Freqüentemente, somos bombardeados por algum tipo de crítica, algumas boas e outras nem tanto.
Mas, a grande verdade é que, embora não tenhamos um conhecimento imenso sobre nós mesmos, temos uma intimidade profunda com os nossos verdadeiros sentimentos.
E quanto aos nossos pensamentos, somente nós os conhecemos com clareza.
A vida é feito de ciclos e fases. E não é por que em algum dado momento da vida nos sentimos desmotivados é que nos tornaremos apáticos e indiferentes por toda a nossa existência. Muitas vezes é só uma fase e vai passar. Sempre passa!
Mas, não espere que outras pessoas reconheçam isso.
De um modo geral, esperam de nós um heroísmo que nem elas mesmas possuem, mas estranhamente, estão sempre dispostas a nos dizer o que fazer e a nos dar conselhos que nem mesmo elas seguiriam.
Não somos e nem deveríamos desejar ser heróis tempo integral. Somos humanos e carregamos uma infinita beleza dentro de nós, justamente por sermos imperfeitos e estarmos constantemente buscando a perfeição. Ainda que tenhamos total consciência de que ela não existe, sempre a idealizamos.
Melhor seria nos comprometer somente com aquilo que está ao nosso alcance e sempre, sob qualquer circunstância, dar sempre o melhor de nós mesmos, e isso inclui também os nossos relacionamentos.
Penso que ser verdadeiro com a vida é agir de acordo com aquilo que realmente pensamos.
São as idéias que defendemos que formam o nosso caráter. E qualquer ação que esteja fora deste contexto, certamente irá gerar algum tipo de desconforto.
Por isso, guarde o seu melhor olhar para si mesmo.
E nunca se deprecie. Ao contrário, declare sempre coisas boas ao seu respeito.
Quanto às ruins, não se preocupe! Seus inimigos e os invejosos dirão.
Reconheçamos que certas pessoas não precisam gostar da gente. O que elas precisam é gostar delas mesmas.
Por isso, aprecie suas qualidades com todo orgulho, ainda que seja um orgulho intimo. E sobre seus defeitos, se eles te incomodam, procure uma forma de transformá-los.
Mas, não faça isso por mais ninguém, faça apenas por você mesmo.
Para que assim, você esteja em Paz com o seu mundo interior e com o seu jeito de ser, porque você é único.
Amor próprio é acima de qualquer coisa, aceitar-se. E procurar ter na vida apenas pessoas que queiram te ver feliz.
Edilene Ferraz.