PONDERAÇÕES    E    CONSIDERAÇÕES


Somos seres pensantes, com raciocínio lógico e abstrato, que conseguimos fazer cálculos matemáticos complexos e também filosofar acerca de temas importantes e atuais para o mundo contemporâneo. Tal capacidade nos dá a sensação de poder absoluto sobre as pessoas e as questões debatidas. Infelizmente somos muito arrogantes e pretensiosos em pensar que nossa capacidade nos dá privilégio sobre os outros, todos temos a capacidade de argumentar e decidir o que fazer, e os que não possuem devido a limitações neurológicas devem ser assistidos por alguém que possa tomar decisões por eles.

Em uma sociedade que procura a paz e igualdade entre todos os indíviduos, torna-se fundamental, agir com coerência a respeito de idéias e opiniões que são complexas e envolvem a todos e não somente uma minoria.Se uma parcela significativa da sociedade anseia por uma determinada causa, esta tem que ser analisada e refletida, para assim se tomar uma posição. Não importando nesta avaliação a questão financeira ou pressão por parte de um determinado segmento.

O que vemos atualmente é que se tem tomado decisões sobre temas polêmicos e contraditórios de maneira a fazer valer somente a opinião pessoal de um pessoa, sem levar em consideração como tal medida por afetar um grupo ou mesmo uma nação. E não estou me referindo somente no âmbito federal, temos divergências gritantes em propostas na esfera estadual e também nos municípios. 

Ponderar significa apreciar com calma, verificar ,refletir , analisar os prós e contras, examinar.

Considerar significa respeitar, acatar, valorizar, levar em questão,declarar, opinar.

Cabe a nós como membros de uma sociedade moderna saber mos analisar, refletir, pesar, julgar o que nos afetam diretamente ,questões complexas e polêmicas tais como aborto, pena de morte,homossexualidade e ensino religioso são difícies de serem analisadas pois envolvem conceitos morais, religiosos e também cultural, o que muitas vezes a pessoa não abre mão.O caminho é longo para um debate que exponha clareza de idéias, sem o atropelo de manifestações carregadas de emoção que mais beiram a histeria e nada ajudam a  análise de propostas.

O respeito pelo ser humano deve ser a coluna mestra de toda obra que edifica uma sociedade, portanto, vale primar por ele sempre que no vemos no meio de uma turbulenta discussão de idéias e ideais.
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 06/07/2015
Reeditado em 29/09/2018
Código do texto: T5301443
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.