O OVO DA SERPENTE

Seria bom que as pessoas com mais instrução e mais preocupadas com os destinos do nosso país e com a sobreviência da democracia assistissem e reassistissem ao filme "O Ovo da Serpente", de Bergman. A história se desenvolve durante a crise da Alemanha em 1923, quando havia uma grande divisão da opinião públicae os nazistas se preparavam para tomar o poder. É um filme importante, leva as pessoas à reflexão.

Vejam bem, hoje no nosso país, indiscutivelmente, estão chocando, não no breu das tocas, mas abertamente, um ovo de serpente que vai mais cedo do que se pensa romper-se. O clima de ódio se alastra, o radicalismo aumenta e a intolerância dá as cartas e joga de amão. A classe média nervosa está achando que os problemas do país só se resolvem com um regime forte. Foi esse desejo que deu condições a asecensão de Hitler e Mussuline, ao nazismo e a fascismo. Foi essae clima que derubou Allende no Chile e depôs Jango Goulart. É sempre essa tática de manipular a revolta da classe média que enseja a queda da democracia, essa aaplantinha tenra como a aplidava Mangabeira.

Não defendo a esquerda, esta está de quadro, acovardada, defendo a democracia, a legalidade, a Constituição. Defendo que as pessoas de bom sendo impeçam a derrocada da democracia.

O clima, repito, é de ódio, revolta, quase desespero. Setores da cvlassse média ja dizem abertamente que querem a volt d a ditadura. E o clima de intolerância anão é só na política mas nas relações humanas. Acham que o marginal que é preso devia ser imediatamente linchado, que as minorias não deviam ter certows privilégios, que não é preciso provas irrefutáveis para processar e punir, que basta a delação ou as ilações da mídia. Dia desses rapazeas da classe média, num colégio, estavam jogando futebol com um gato, fazendo o gato de bola. E justificaram: era um gato velho se vadio. Em certa época tocaram fogo num mendigo, justiifcando que se tratava de alguém que não servia para nada.

Esse clima de ódio é que gera o ovo da serpente que pode explodir e por fim a democracia. Ah, Brasil.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/07/2015
Código do texto: T5300468
Classificação de conteúdo: seguro