VOCÊ JÁ OUVIO FALAR DE FRIDA KAHLO?*

Em nossa cidade há o museu Oscar Niemeyer, localmente conhecido como o “Museu do Olho”, projeto idealizado por este arquiteto de renome mundial, cuja presença de suas obras está no nosso país e exterior...

De momento está havendo uma exposição de arte da artista mexicana Frida Kahlo, pelas suas obras é conhecida além das fronteiras de seu país...

Confessamos aos nossos prezados leitores (as) que foi a primeira vez que ouvimos falar o nome desta mulher, os nossos meios de comunicação estão dando destaque a esta exposição.

Há evidência que este mundo, pelo menos por enquanto. - é de Provas e Expiações; quando criança teve poliomielite que deixaram seqüelas durante toda a sua breve existência. Porém, há ainda um fato mais grave, quando “então sofreu um grave acidente de bonde, na qual viajava chocando-se com um trem”. Tinha na época 18 anos quando estudava medicina. Sofreu sérios ferimentos, ficou internada durante vários meses, correndo até risco de perder sua vida; passou por 35 dolorosas cirurgias. Neste longo período em que ficou hostilizada, um dos médicos improvisou, embora deitada que pudesse dar seqüência aos seus trabalhos de desenho e pintura, quando, em reconhecimento fez um desenho do rosto do próprio médico...

Neste meio tempo também enveredou na área política, algo não muito comum as mulheres; sua curta existência durou tão somente 47 anos, por coincidência nasceu no mês de julho e também faleceu no mesmo mês; seu nascimento e falecimento se deram na mesma cidade*...

Os seus trabalhos de pintura e desenhos, foram paulatinamente sendo reconhecidos e valorizados, soube vencer os desafios das limitações, em face da doença de infância e o grave acidente que fora envolvida; não deixam de serem “os acidentes de percursos”, cujas reais causa na maioria das vezes não é “revelada”, mas a Doutrina Espírita nos diz que não há um “acaso” nas “fatalidades”, que repentinamente podem vir; em muitos casos podem ser uma Lei de Causa e efeito, isto é “semeaduras” de ontem que podem estar sendo colhidas agora...

Com certeza ninguém sofre em vão, esta mulher teve sua existência pautada pelos sofrimentos; nos últimos dias de sua sofrida existência escreveu; “espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar. Frida”.* Não deixa de ser “desabafo” de uma alma sofrida que “perdeu” a esperança; talvez, não tivesse conhecimento que não há sofrimentos eternos, mas quando eles são superados com resignação e paciência, amanhã, poderemos regressar para uma nova vida, em condições bem melhores; as limitações, os atrozes sofrimentos, não existem mais, somente ficaram em nossas lembranças, que devem ser esquecidas, pois elas não constroem “aprisionam”...

*Nomes e números compilados da Wikipédia.

Frida Kahlo, - Magdalena Carmen Frida y Calderón

Nascimento: 06 de julho 1.907 Coyocán México. Falecimento: 13 de julho de 1.954 Coyocán México; portanto, neste mês está fazendo 60 anos de seu desenlace.

Atividades principais: Pintura e desenhos surrealismo. Retratos e auto-retratos.

Curitiba, 20 de julho de 2.014 - Reflexões do Cotidiano - Saul

http://mensagensdiversificdas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net63.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 05/07/2015
Código do texto: T5300300
Classificação de conteúdo: seguro