OS TAMBORES DE SÃO LUÍS

Sempre fui, pelo menos até chegar nos "entas", um cara engajado e radical. Só via as coisas por um lado. Exemplo: só comprava discos se o cantor e compositor fosse da esquerda, a mesma coisa em relação a revistas, jornais e livros. Só lia O Pasquim, Movimento, Opinião, O Bondinho... Qualquer disco, jornal, revista ou livro de autor que a esquerda pichava, eu sabotava, e ajudava a detratar. Juro.

Certo dia, no meu aniversário, uma irmã me deu um livro de presente. Era "Os Tambores de São Luís", de Josué Montello. Agradeci, claro, mas nem cheguei a folhear, botei dentro de um caixote onde guardava coisas imprestáveis. Motivo: Josué Montello era pichhado pelo O Pasquim como direitista e defensor da Revolução. Para mim era osoficiente para ignorá-lo. Foi o que fiz.

Mas o tempo, como disse São Paulo, é o senhor da razão e, hermanos, li uma entrervista de Dorival Caymmi em que ele dizia que um dos melhores romances que leu foi "Os Tambores de Saão Luís". Fiquei cabreiro. Caymmi sempre foi um dos cantores e compositores de minha preferência. Se ele falava bem de um livro era porque gostou. Resultado, fui buscar dentro do caixote o livro e li-o quase de uma vez, achoque em dois dias. Achei uma obra-prima da literatura. Foi um dos melhores livros de autores brasileiros que li. A história de Damião me comoveu, o romance traça um perfil de uma época. Há um personagem, um padre bondoso, que só andava com cocadas nos bolsos que é um achado. Fiquei arriado por São Luís devido a esse livro, mas não conheci ainda.

Faço este registro apenas para homenagear um romancuiista e um romance que para mim são imprescindíveis a quemm gosta de boa literatura. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/07/2015
Código do texto: T5299799
Classificação de conteúdo: seguro