Mensagens que edificam - 71

Arrepender: 1 Ter mágoa ou pesar dos erros ou faltas cometidas. 2 Mudar de opinião, parecer ou propósito. 3 Desdizer ou voltar atrás no que disse.

Esta é a definição de arrepender de acordo com os dicionários da língua portuguesa.

Você acha que é coerente que Deus sendo onisciente se arrependa? Pois o deus da Bíblia, o deus hebreu em diversas situações revela este sentimento. Os teólogos, defensores do sistema religioso e da inerrância bíblica apresentam seus argumentos mais diversos na tentativa de amenizar esta situação controversa, mas nada como a verdade para explicar a verdade. Este deus concebido pelo povo hebreu (que não é o meu Deus nem o Deus verdadeiro) é um deus fraco e cheio de falhas. Um deus que diz algo aqui e ali já diz algo completamente diferente e me pasma que pessoas tão cultas convivam com estas incoerências como se fosse algo normal e aceitável. Isto não é uma apologia ao ateísmo, mas um convite à reflexão sobre as atitudes deste deus que nos foi apresentado pela Bíblia, especialmente o Velho Testamento. Já disse isso noutra ocasião e volto a repetir: Não digo com isto que o deus hebreu não seja o meu Deus, mas não da maneira como ele foi descrito e desenhado. Arrependimento é sentimento peculiar a seres humanos cobertos de falhas e imperfeições. É totalmente inconcebível que um Deus que seja a expressão da perfeição, do poder, da sabedoria, e principalmente da onisciência tenha manifestações de debilidade e fraqueza humana. A construção deste estereótipo divino é a maior atestação da inferência humana no livro que de sagrado tem o termo garantido apenas no nome. Se no jargão popular palavra de rei não volta atrás, o que dirá da palavra do Rei dos reis? O verdadeiro Deus é o reflexo irretocável da perfeição. Nele não há dúvidas, falhas, arrependimentos, nem sombra de variação.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 04/07/2015
Código do texto: T5299212
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.