DETERMINISMO E LIVRE ARBÍTRIO...

Determinismo e Livre Arbítrio são dois fascinantes e envolventes temas, ao que se predispõem ao estudo da espiritualidade: até que ponto atua o determinismo em nossas vidas? Isto é, quais os fatos, os acontecimentos que estariam pré-determidos, obedecendo a uma Planificação Divina ao longo de nossa própria existência? E, até que ponto nosso Livre Arbítrio, poderia interferir para modificar, para melhorar, agravar, os fatos e acontecimentos, que estamos sujeitos no exercício de nossa livre ação, ou de outros que cruzam nossos caminhos...

Limitado é o nosso saber, - pelo menos de nossa parte. - diante destas duas questões de tamanha magnitude. Há evidências inegáveis que no macro e no micro estão subordinados a um determinismo Divino; o Planeta que nos dá abrigo temporário está subordinado às Leis que funcionam independentes de nossa ação. Há incomensuráveis anos os movimentos da Terra, rotação: 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, o que corresponde a um dia. * Translação, em torno do sol e acontece à velocidade de 107.000 quilômetros por hora, equivalente a 32 quilômetros por segundo! 365 dias cinco horas, quarenta e oito minutos e cinqüenta segundos! * Embora diferenciados todos os nossos Planetas co-irmãos, pertencentes ao nosso sistema solar; têm estes movimentos, comandados pela nossa Estrela de quinta grandeza, fazem parte deste Universo, com suas Leis, que para grande maioria foge a compreensão e entendimento...

Neste complexo contexto cabe a nós questionar: poderia a ação do homem, com o seu Livre Arbítrio, nas modificações climáticas, em face da expansão crescente das indústrias acentuadamente nestes últimos 100 anos, com os resíduos industriais, jogados na atmosfera; isto seria a causa das mudanças do próprio clima, de regiões que sofrem com o excessivo calor, e outras com inverno extremamente rigoroso, ambos fora dos padrões habituais?

Ou seria a Terra, um organismo vivo, em constantes modificações geológicas, que segundo alguns cientistas, inúmeras vezes já ocorreram num distante passado, cujos números de espaço e tempo são de difícil compreensão... Quando a ciência afirma que a 65 milhões de anos, um meteoro fez uma colossal colisão com nosso Planeta, e em decorrência disto, houve bruscas mudanças climáticas, que provocou a extinção dos dinossauros; teria sito uma experiência evolutiva que não deu certo? A razão de sua extinção? Os vulcões, os tsunames, podem interferir nas mudanças climáticas? Até que ponto a ação humana poderia ter dimensão tão apregoada no momento e interferir diretamente nas mudanças climáticas?

E quanto a nós? Segundo o que aprendemos, por meio de várias obras, dos arautos da espiritualidade; quando há o merecimento renascemos num lar, com pais devidamente escolhidos por afinidade de compromissos do pretérito evolutivo; a profissão, a união conjugal para muitos, a família, que estará programada e o tempo de permanência de vida, as tendências a certas doenças, que pode ser até mesmo, em função de necessidade evolutiva. Quase tudo, porém, pelo nosso Livre Arbítrio, podemos modificar para melhor ou pior, dependerá de nossa escolha dos nossos atos cultivados diariamente.

Vivemos num mundo cujo estágio evolutivo de Provas e Expiações, é possível, que estejamos sujeitos a acidentes de percursos, provocados eventualmente por atitudes negativas de alguns, que não despertaram o respeito à vida de seus semelhantes. Quando isto acontece sem que fosse pré-determinado, o mau uso do Livre Arbítrio, inesperadamente e maleficamente pode atingir pessoas, gerando no presente karmas negativos de difíceis ressarcimentos futuros...

Somos adeptos, que nada justifica o mal, o bem, deveria estar presente nas mínimas atitudes, ninguém nasce para atitudes ignóbeis; alguns simplificam a Lei de Ação e Reação, na nossa limitada visão de espiritualidade, nem tudo o que acontece é um reflexo de atitudes do passado, seria provavelmente simplificar em demasia todos os acontecimentos de nossas vidas...

Quantas vezes, conversando com o dileto amigo de saudosa memória, Professor Reinaldo Spitzner, ventilamos este tema; todos os fatos negativos poderiam ser em função de semeadura do passado, ou em muitos casos karmas negativos que estão sendo gerados agora? É difícil para todos nós ter uma resposta precisa, diante da complexidade dos problemas existenciais, que diretamente ou indiretamente afeta a cada um de nós...

Oremos e vigiemos, para que o nosso Livre Arbítrio, não interceda negativamente no próprio Determinismo, que é a Planificação Divina, que prevê o que é melhor para nós, para nossa definitiva ascensão maior... * E, Deus Criou o Universo. R.Spitzner

Vamos aproveitar este espaço de final de folha, para trazer aos nossos prezados leitores (as), o que trouxe O Livro dos Espíritos, há 155 anos completados neste último 18 de abril... Allan Kardec, na pergunta 122(Capitulo Primeiro). Questiona: Como podem os Espíritos, em sua origem, quando não têm consciência de si mesmos, desfrutar da liberdade de escolha entre o bem e o mal? Existe neles um princípio, uma tendência qualquer que os incline mais para um caminho do que por outro?

E obteve esta resposta. - O livre arbítrio se desenvolve à medida que o Espírito adquire a consciência de si mesmo. Ele não teria mais liberdade de escolha fosse determinada por uma causa independente de sua vontade. A causa não está nele, está fora dele, nas influências a que cede em virtude de sua vontade livre. É a grande figura da queda do homem e do pecado original, alguns cederam à tentação, outros a resistiram.

- De onde provêm as influências que se exercem sobre ele?

- Dos Espíritos imperfeitos, que procuram se aproximar para dominá-lo, e que se alegram em fazê-lo sucumbir. Foi isso o que se inventou simbolizar na figura do Satanás.

- Esta influência não se exerce sobre o Espírito senão em sua origem?

- Ela o segue na sua vida de Espírito, até que tenha tanto império sobre si mesmo, que os maus desistam de obsediá-lo.

123- Por que Deus tem permitido que os Espíritos possam seguir o caminho do mal?

- Como ousais pedir a Deus contas de seus atos? Pensai poder penetra-lhe os desígnios? Todavia, podeis dizer assim: A Sabedoria de Deus está na liberdade que ele deixa a cada um escolher, porque cada um tem o mérito de suas obras.

124- Uma vez que há Espíritos que, desde o princípio, seguem o caminho do bem absoluto e outro o do mal absoluto, deve haver, sem dúvida, degraus entre esses dois extremos?

- Sim, certamente, e é a grande maioria dos Espíritos.

125- Os Espíritos que seguiram o caminho do mal poderão alcançar o mesmo grau de superioridade que os outros?

- Sim; porém, as eternidades serão para eles mais longas.

Allan Kardec faz o seguinte adendo. Por esta expressão - as eternidades - deve entender a idéia que os Espíritos inferiores fazem da perpetuidade dos seus sofrimentos, visto que lhes é dado anteverem seu termo, e sua idéia se renova em todas as provas, nas quais eles sucumbem. Deixamos para curiosidade de nossos prezados leitores, lerem ou relerem a pergunta seqüente: a 127 e as páginas 325/326

Curitiba, 3 de maio de 2.012 - Reflexões do Cotidiano- Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 03/07/2015
Código do texto: T5298689
Classificação de conteúdo: seguro