O FRIO NO COTIDIANO...

Segundo os meteriologistas, nesta semana em nossa cidade, tivemos as temperaturas mais frias dos últimos 11 anos e em seguidas acompanhadas de constantes chuvas que refletiam num frio mais intenso...

Esta semana que está para se findar, nos faz ter “saudades”, do sol de verão, do banho pela manhã e a noite, nestes dias de intenso frio, honestamente falando quem de nos não “protelou” o chuveiro de hoje para amanhã...

A maioria das residências, não está preparada para as temperaturas mais baixas; no nosso estado a geada se dá em praticamente em todas as regiões, a neve, porem, é típica em algumas cidades; em Curitiba, somente ocorre esporadicamente; recordamos-nos da neve de 1.975, era uma quinta feira, pela manhã, e aos que a perdeu, a natureza fez uma repetição no horário do almoço, de sexta para sábado caiu uma forte geada, ao abrirmos a torneira para retirar a água para fazer o café, os canos e a própria caixa de água haviam virado uma “pedra de gelo”; este mesmo fenômeno tinha ocorrido há 47 anos atrás, -1.928 - os mais antigos se polarizaram para afirmarem qual teria sido a “mais forte”, a de 28 ou 75; não opinávamos, pois a primeira não foi do nosso tempo...

Estas extremas mudanças climáticas exigem maior cautela aos transeuntes, pois a sombrinha ou guarda-chuva dificultam a visão e extremos cuidados aos que dirigem, para se evitar acidentes imprevistos e alguns de danos irreversíveis; mas enfim isto faz parte de nossas vidas, que é preciso aceitar como desafios de paciência e persistência para estas dificuldades naturais sejam superadas...

Em volta de nossa casa temos um piso, que, nos dias de chuva torna-se escorregadio, por isto recomendamos cautela aos que se movimentarem; ontem ao ir à caixa do correio ver se havia correspondência, quem que caiu em “câmara lenta” o “próprio-otário”, * o “culpado” o chinelo que deslizou; sem maiores consequências que um creme de efeito analgésico e anti-inflamário não resolva...

Ainda bem que este “frio do cotidiano”, não vai durar para sempre; esta última quarta-feira, à noite, seria nossa reunião habitual de estudos do nosso grupo, o suspendemos, pois a maioria não poderia comparecer como naquele horário a chuva persistia; até aceitamos o imprevisto como uma “dádiva”, de ficarmos em casa, em face do intenso frio...

A previsão é que a partir de domingo cessem as chuvas e que as baixas temperaturas recomecem, com neves e geadas, o que mais tolerável com os raios do sol que aquecem, e fazem nossas vidas retornarem a um período de normalidade...

Hoje, saímos um pouco do habitual em nossas Reflexões do Cotidiano, provando que somos seres humanos sujeitos à “sofrer com as intempéries”...

* Quando íamos fazer a entrega de mercadorias de nossa pequena empresa, numa farmácia localizada num dos bairros de nossa cidade, esta pertencia a dois irmãos de origem nissei, e este gostava muito de brincar e quando estávamos fazendo a entrega fazia o trocadilho, que bom que veio o “próprio-otário”, em alusão ao proprietário...

Curitiba, 02 de julho de 2011- Reflexões do Cotidiano- Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net Hoje é 03 de julho de 2105

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 03/07/2015
Código do texto: T5298494
Classificação de conteúdo: seguro