É muito fácil amar e defender o que é belo,o que é bom, o que é justo.

A Beleza por si só diz muita coisa, poetas já se debruçaram sobre o tema e esta  é enaltecida em versos e prosas. Quem não ama o belo? É um atributo que chama atenção, que abre portas, mesmo que depois seja preciso mostrar talento ou inteligência, a beleza merece seu destaque. Sabemos que cada sociedade e cada cultura tem o sua referência de beleza, portanto o que é belo para mim, latino-americana,não é belo para uma asiático. Mas sabemos que beleza já causou guerras e mortes, haja vista o exemplo da Guerra de Tróia, onde Helena(esposa do rei Menelau), considerada por Afrodite a mulher mais bela do mundo, foi raptada por Páris  (filho de Príamo de Tróia), dando origem a lendária guerra  no final da idade do bronze.

A Bondade sempre enaltecida em contos infantis, onde o vilão mau, sempre tem um final triste e trágico,é um valor moral que tem que ser cultuado e passado de geração à geração. Infelizmente a sociedade atual se esmera em enaltecer a esperteza em detrimento da bondade, pois o bom é considerado  "tolo"  e a esperteza que no seu sentido perjorativo não  associada a bondade, tem muito valor. Mas a bondade já salvou vidas e continua a fazer, são poucas pessoas que se atrevem a praticar o bem sem almejar méritos ou poder. Temos o exemplo de Madre Tereza de Calcutá , uma figura que jamais se importou com riquezas, só importando o outro. No dia a dia encontramos pessoas com este atributo, que em pequenas ações e gestos contribuem pra vida melhor.

A Justiça este valor é desejado por todos, pois não importa se somos bons ou maus, bonito ou feios, todos queremos justiça. Cada indivíduo tem sua visão de mundo e suas características pessoais o fazem ver a justiça de modo diferente do outro. Então a justiça para mim, pode não ser a mesma justiça para meu pai, a justiça para Vladimir Putin pode não ser a mesma de Barack Obama, enfim diverge em seus aspectos sócio-econômicos-culturais.
 
Sabemos que esse valores e atributos são eternos o que modifica é a forma como encaramos cada um deles, de acordo com nossas necessidades e nosso príncípio de vida.
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 03/07/2015
Reeditado em 29/09/2018
Código do texto: T5298275
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.