RITUAIS E LIBERDADE

Não sou religioso. Graças a Deus. A minha mã era Filha de Maria e o meu pai comunista e Espírita, juro. Não tomei o partido de nenhum dos dois em matéria de religião, incorpotei, ao meu modo, aquilo que julgo o melhor e o essencial nas preferências religiosas deles.

Sempre questionei os rituais religiosos por causa notadamente de um ponto: por que não celebram mais a vida e a alegria de viver? Por que tanta ênfase em mistérias, sofrimentos, castigos, pompa e circunstância, negação do que é mais belo na vida e negação que se qustione pontos da fé religiosa? Porque tanta insistência de que os fiéis devem baixar a cabeça aqos dogmas, alguns deles ridículos e ultrapassados? Por que exigir obediência cega às autoridades religosas se todos sosnos filhos so sopro e do barro divino, e todos passíveis de fraquezas humanas? A quem Deus e o Cristo passou procuração para ser seus intérpretes?

Vejam bem, e3u até gosto de visitar igrejas, templos, capelas... Mas só gosto de fazer isso quando estão vazias, silenciosas, sem aqueles rituais maçantes e ocos. Fico ali pensando, meditando, sentindo o quanto choraram e suplicaram, apelaram e oraram naqueles locais. Vou também aos terreiros, quando yambém estão vazios.

Para mim a melhor maneira de se rezar a Deus é sozinho e o grande rirual é a solidariedade para com os oprimidos. Um tempo desse li um grande romance, um dos melhores dos últimos tempos, na minha modesta opinião, "Trem Noturno para Lisboa", de Pascal Mercier. Nele há um trecho que achei lindo: "Não quero viver num mundo sem catedrais. Preciso do brilho dos seus vitrais, de sua calama gelada, de seu silêncio imperioso. Preciso das marés sonoras do órgão e do sagrado ritual das pessoas em oração. Preciso da santidade das palavras, da elevação da grande poesia. Preciso de tudo isso. Mas não menos necessito da liberdade e do combate a toda crueldade. Pois uma coisa não e nada sem a outra. E que ninguém me obrigue a escolher".

Eu fico com a segunda opção, a liberdade para lutar cntra a arueldade da exclusão social. Dane-se os rituais. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/07/2015
Código do texto: T5297510
Classificação de conteúdo: seguro