O berço das ditaduras

Nota prévia: com o que vou dizer a seguir não pretendo julgar ninguém, pretendo apenas reflectir:

-Aqui há dias conheci uma pessoa que dentro de 2/3 anos vai ser um técnico superior que não sabia quem eram os actuais partidos políticos, não sabendo mesmo quem eram os partidos que estavam no governo. Repito: estamos a falar de um futuro técnico superior, que estuda numa cidade, não de alguém de baixa instrução e que esteja longe de fontes de informação...Não era uma "barbie" oca (passo o pleonasmo), era uma pessoa inteligente, curiosa, com um bom raciocínio até, mas...Compreendo: nascida na época de aparente prosperidade do país, a política de nada interessava, porque independentemente de quem estava no poder o país funcionava e prosperava, e lá em casa não se falava em política por ser um assunto aborrecido, e porque provavelmente os seus avôs nunca falaram de política aos seus pais, pelo que estes se limitaram a reproduzir o modelo familiar quando foram pais. Ora a história já provou várias vezes que as ditaduras substituem as democracias quando estas entram em crise e os seus cidadãos se estão nas tintas para quem governe, desde que a situação não piore e lhes prometam um futuro radioso, sem que digam como o vão concretizar, cidadãos que não questionam o futuro ditador, quando em campanha que o vai levar ao poder, e não questionam porque não os ensinaram a tal, porque não possuem instrumentos internos para tal...Para salvar as democracias é pois necessário educar politicamente as novas gerações, é necessário ensiná-las a ter espírito crítico. O grande problema que se coloca é que esta falta de cultura política interessa aos actuais partidos, porque assim têm garantidos votos, graças a apenas meia dúzia de lugares comuns ditos em campanha eleitoral, e depois de eleitos, basta qualquer desculpa esfarrapada para justificarem os seus fracassos ou as suas negociatas que levam o país à ruína. Mas um problema maior ainda é que esta forma de agir poderá levar à ascensão das novas ditaduras...

Porque só cidadãos conscientes e informados saberão reconhecer um canto da sereia que os poderá levar ao abismo...

Depende pois apenas de nós impedir este futuro sombrio...

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 02/07/2015
Código do texto: T5297081
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.