I LOVE PARAISÓPOLIS

Novela da Rede Globo que vai ao ar todos os dias no horário das 19:30 h. Na verdade é o retrato visto através de um olhar inverso à realidade vivida por uma comunidade carente.

Os amantes da teledramaturgia se surpreenderam com personagens redondos que não lembram em nada com a genialidade de Zé Pequeno do filme Cidade de Deus e nem com o talento de Zezé Motta em Chica da Silva. Ao invés disso, nos deparamos com atrizes nascidas em coberturas de prédios de luxo, banhadas em sais aromáticos, criadas desde criança em playgrounds. Onde o preço de um único tratamento de pele, é mais caro que uma casa na favela. Então, como viver o dia a dia da mulher suburbana? Nem mesmo a magia da maquiagem consegue reproduzir em detalhes a aparência sofrida que se vê em cada rosto feminino.

Quem é de comunidade sente a falta do "corre, das treta, das mina, dos mano, do funk, do rap. Ou seja, da cultura desse povo de modo geral. Faltou a poderosa equipe da Emissora, ampliar sua visão de mundo fazendo mais oficinas, mais pesquisas para que cada capítulo se aproximasse um pouco mais da nossa realidade.

Contar a História de um povo que vive do outro lado do centro da cidade, do interior de uma suíte de um hotel 5 estrelas, corre o risco de produzir uma ficção baseada em sua própria realidade. E é por isso que não me vejo representado nesta novela.