OBTUSIDADE

OBTUSIDADE

“Os pais criam grandes obras que fulguram quais estrelas. Mães, porém, são diferentes, Só Deus consegue faze-las”.

Determinadas pessoas se sobressaem pela bela física e visual, mas esquecem a importância do intelecto no mundo material. No “Tablóide Zoeira” do Diário do Nordeste, de 13 de junho de 2007, uma matéria inserida na página 16, nos chamou a atenção, pelo desconhecimento que certas celebridades fabricadas pela mídia, têm por determinados assuntos que estão em pauta e em discussão. “Do contra”, depois de Gisele Bundchen se declarar a favor do aborto e dizer que “não existe quase nada” até o quarto mês de gravidez, chegou à vez de Fernanda Tavares se colocar contra. Grávida de quatro meses do ator Murilo Rosa, a top disse que “é absurdo qualquer mulher, por mais independente que seja defender o aborto”. Será que Giisele já ouviu falar em fecundação? O que ela quis afirmar sobre o “quase nada” no quarto de mês de gestação? Gestação será uma palavra conhecida para Bündchen? Em sua memória a palavra zigoto tornou-se cegada? Em biologia, chama-se fertilização ao momento em que um espermatozóide penetra num óvulo (nos animais), ou em que o tubo polínico penetra no óvulo (nas plantas) durante o processo de reprodução. Pode-se confrontar com singamia e conjugação.Em geral, a fecundação é intra-específica, isto é, processa-se apenas entre indivíduos da mesma espécie. Mas há casos de fecundação interespecífica, entre indivíduos de duas espécies evolucionariamente próximas. Os indivíduos que nascem destas fecundações designam-se por híbridos (exemplo: os cavalos e os burros podem cruzar-se, dando a origem a um híbrido: o macho ou mula).

O óvulo, gameta feminino, possui barreiras para a penetração dos espermatozóides: a corona radiata (mais externa, composta de células foliculares) e a zona pelúcida (camada glicoprotéica situada após a corona radiata). Os espermatozóides, gametas masculinos, possuem na cabeça o acrossomo, que começa a liberar enzimas hidrolíticas ao entrar em contato com tais barreiras. Após vencê-las, ocorre a fusão entre as membranas dos dois gametas. Imediatamente após a fecundação, a membrana do óvulo altera-se para impedir a entrada de outros espermatozóides. Os 23 cromossomos de cada gameta se unem, formando o zigoto, com 46 cromossomos. O embrião quando atinge o útero produz um hormônio chamado HCG - Hormônio Coriônico Gonadotrófico. Este hormônio “manda" o ovário produzir estrógeno e progesterona, o estrógeno e progesterona chega à hipófise que "avisa" a hipófise que a mulher está grávida, neste caso a hipófise para de produzir os hormônios que iriam excitar o ovário suspendendo o ciclo menstrual. Estimada Gisele a partir da formação do zigoto já existe vida e com DNA. Zigoto é a célula contendo substâncias nutritivas, que é resultante da união de duas gametas: óvulo fecundado. Através de várias divisões mitóticas dá origem a um novo indivíduo (embrião). A quantidade e a distribuição do vitelo variam de acordo com o organismo considerado e dependem, inclusive, do tipo de desenvolvimento do embrião. Quaremos aqui enunciar que somos contra o aborto e a favor da vida. Parabéns Fernanda Tavares - não queira em seu ventre um “quase nada”, Gisele Bündchen perdeu uma grande oportunidade de ficar calada.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 16/06/2007
Código do texto: T529587
Classificação de conteúdo: seguro