A CANTIGA DA PERUA

Vou ser meio duro: acho que o ensino, principalmente o das escolas públicasm está como a cantiga da perua: de pior a pior.

Não nego que houve alguns avanços pontuais, mas no espaço dos prédios, instalações, melhorias físicas. Mss a qualidade do ensino piorou. O de antigamente era muito melhor. O de hoje está abaixo do volume morto.

Sei que o passado não volta. O fluir incessante do tempo é irreversível. Mas é preciso recordar o passado e reconhecer que o ensino era muito melhor que o de hoje. Vou dar apenas um exemplo: o aluno que terminava o curso primário e ia se submeter ao Exame de Admissão ao Ginásio, sabia ler e interpretar corretamente um texto, fazia as quatro operações fundamentais, resolvia problemas com frações ordinárias e decimais, sabia muita coisa de história e geografia e possía rudimentos de ciências.

Hoje o aluno que termina o segundo grau, lê soletrando, naõ entende o que leu, naõ sabe redigir um mísro bilhete, conta nos dedos e deconhecimentos gerais só sabe as fofocas sobre artistas e desportistas. Há as exceções, mas elas apenas confirmam a regra geral: o ensino está péssimo, está comoa cantiga da perua, repito, de pior a pior.

Por que não voltar ao ensino de antigamente? Acorda Brasil.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/06/2015
Código do texto: T5293684
Classificação de conteúdo: seguro