"Ó Pátria amada, idolatrada, salve, salve."
Essa nossa Pátria Amada está sendo usurpada, pilhada,corrompida  e mostrada para o mundo com um país do jeitinho, da maracutaia, da corrupção, dos meios sujos e ilícitos para se conseguir algo.

Numa infância, não muito distante, cantávamos com enfâse o hino na fila da escola, antes da aula, e agora já adultos, o que nos restou desta Pátria tão idolatrada? O país não é amado como no hino, pois quando amamos não destruímos suas riquezas, não pilhamos, não logramos, não engamos nossos  cidadãos visando riqueza e poder individual. Quando amamos sempre esperamos o bem estar do outro e temos ações que beneficiem este, e não o contrário.

Depois de tantos mandos e desmandos na época da ditadura, estamos vivendo uma democracia aos solavancos e aos atropelos, todos os direitos que estão na Carta Magna são desrespeitados e quando muito são efetivados para aqueles que conseguem bradar por eles com ajuda de advogados. Vale o ditado quem pode mais chora menos. Lamentável...

A imagem que fica dessa balbúrdia toda que  é que não sabemos viver em democracia, e não adianta dizer que a democracia é nova no Brasil que o brasileiro está aprendendo, isto não é verídico, pode -se ver mundo afora, países que com democracia jovens também, estão conseguindo fazer valer seus direitos, é uma questão cultural, temos que reconhecer. O povo brasileiro gosta e privilegia  a maracutaia e também é conivente com a corrupção, quando indagado se defende dizenPátria Amadado que se os políticos fazem  conchavos e trambiques, porque ele cidadão de bem, também não pode fazê-lo? Porque não? Todo mundo faz.

A economia está se escorando em juros altíssimos e recessão. A política degringolou de vez, todo mundo manda, o Executivo manda o projeto para o Congresso aprovar , este por sua veta, chega ao STF para julgar e fazer o papel de Executivo, isto quando não é o contrário, o Executivo pede para vetar e o Legislativo aprova, é um verdadeiro samba do crioulo doido.A chefe do executivo não comanda, em vez disso, faz discursos desconexos com a realidade e se diz indignada com o preconceito que sofre no cargo.Nós cidadãos que trabalhamos, pagamos impostos, somos reféns da violência que assola o país, sempre pautada por fatores sociais, temos que conviver com meios de transportes arcaicos e deficitários, nossa escolas só estão cumprindo o que está na LDB da educação, 200 dias letivos, nada se ensina, o sistema de saúde é precário , o que nos resta afinal de contas, a não ser pagar a conta de tudo isso.

Eu ainda continuo a cantar o refrão:
"Terra adorada,
  Entre outras mil
  És tu Brasil
  Ó Pátria amada!

Mas confesso, que fica cada vez mais difícil defender este país que virou motivo de chacota e piada no mundo.
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 29/06/2015
Reeditado em 29/09/2018
Código do texto: T5293462
Classificação de conteúdo: seguro