O SURTO DA FREIRA

Há causos acontecidos no nosso interior, até em cidades ditas progressistas como Arcoverde, conhecida como capital do sertão pernambucano, em fins da decada de sessena e começo dos anos sessenta, que contados hoje causam risos, mas que na época eram fatos comuns devido ao reacionarismo conservador e ao catolicismo fanático.

Vu contar apenas um desses causos. Eu tenho um sobrinho, na época um rapazinho de uns 15 anos qe era exímio violonista e gitarrista de um conjunto formado por cinco rapazes, "Os Lordes", esse conjunto fazia um sucesso danado nos bailinhos do interior imitando os Batles e Os Incríveis. Pois bem, o grêmio das alunas do colégio das freiras incentaram de aprender tocar violão e tanto fizeram que o colégio contratou o meu sobrinho para ensinar as alunas a tocar violão. Mas exigiram que as aulas fossem dadas com ele vestido com a roupa do conjuno, coisa besta de mocinhas. Ele se submeteu, afinal ia ganhar um dinheirinho a mais e essa tarefa não prejudicava sesus compromissos com o conjunto. Ele levava duas vezes por semana o violão e uma bolsa com a caça e a jaqueta do conjunto. Lá vestia por cima da calça jeans e da camisa, a calça do conjunto e a jaqueta. Ia tudo bem, inclusive uma meia dúzia de alunas começaram a aprender arranhar o violão, até que...

Certo dia, uma mocinha assanhada e que não tinha a menor tendência para a música, mas era a gaiata do grupo, depois da aaula, quando o meu sobbrinho já tinha botado o violão na capa e a roupa do conjunto na mochila, a danada pediu emrestada a roupa por alguns momentos, ele enregou a ela a mochila, ela foi lá para dentro e vestiu, voltou fantasiada de membro dos "Lordes", pegou o violão e ficou imitando o músico, estava aquela zorra danada, todo mundo rindo quando de repente, não mais que de repente, a freira que fiscalizava as alunas, uma espécie de bedel, pintou no pedaço e quando viu a cena surtou. Ficou uma fera, mandou que a mocinha tirasse imediatamente a roupa, fez o sinal da cruz, e aos gritos armou a maior confusão, vieram as outras freiras e a fiscal apoplética gritava que aquilo era um perigo, que vestir a roupa de homem podia, pasmem, fazer uma moça engravidar. Juro. esultado, meu sobrinho foi expulso do colégio, demitido, estigmatizado. Não perdeu só o bico,mas a namorada e andou um tempo sendo evitado, até o conjunto ficou visado, tudo por causa do surto da freira. Isso hoje parece piada, mas foi verdade. Era um tempo ameno mas o preconceito e os tabus davam as cartas e jogavam de mão. Roupa de rapas fazia engravidar. Parece que algumas freiras só pensvam "naquilo", ou só desejavam aquilo. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/06/2015
Código do texto: T5293330
Classificação de conteúdo: seguro