OS REVÉSES DE CADA UM...

Estava ele em plena mocidade, no vigor de um pouco mais de vinte anos; talento nato à área educacional, que certamente tiveram uma motivação ainda maior, pelos quase dez anos em que estudou no célebre instituto, tendo a frente um educador, mestre por excelência, que veio predestinado a implantar um novo modelo educacional, não pelo método da imposição de normas rígidas e inflexíveis, mas permitir a participação e o diálogo do educando...

Jovem, regressa a Paris com uma decisão irremovível, de se dedicar à árdua tarefa de educador; já tinha trabalhos escritos, pensamentos inovadores na pedagogia do ensino. Amadurece a idéia de fundar seu próprio colégio, e finalmente por em prática tudo o que aprendera...

Porém, havia um sério obstáculo faltavam os recursos financeiros, quando inesperadamente se abre uma porta através de seu tio que se predispõe a oferecer os recursos financeiros para tornar isto realidade.

Foram oito anos de permanentes esforços; a nova escola, crescente sucesso e a procura de cada vez mais de novos alunos...

Desde o começo, houve a valiosa participação e colaboração da professora e que mais tarde viria a ser sua admirável esposa...

Nem tudo corria como o planejado, o seu tio que investira grande parte do empreendimento, tinha compulsão por jogo, e este seu deslize moral, acabou colocando por terra todo o esforço do trabalho de seu dirigente. E, após oito anos de árduo e profícuo trabalho, o colégio com as suas finanças exauridas, - desviadas pelo tio. - foi obrigado a encerrar suas atividades, certamente com o pesar dos alunos e dos pais que viam na nova escola uma esperança de uma melhor educação a seus filhos...

Apesar disto, na liquidação, coube a cada um dos sócios 45.000, francos; porém mais um revés acontece: “ele confia e dinheiro a um amigo íntimo da família, negociante, que, nos negócios entra em falência, deixando o pobre professor sem um níquel.”

Nos revéses que a vida oferece, e todos nós estamos sujeitos, é que é testada a capacidade de cada um; para um novo recomeço sem queixas e lamentações...

Retorna com afinco a escrever novos livros dedicados ao setor educacional, que lhe dá algum retorno financeiro, associado ao trabalho de contabilidade prestado a algumas empresas, que supriam as suas necessidades, dele e de sua esposa. - para uma vida digna e honesta...

Há exatamente vinte anos depois começa uma nova etapa de sua profícua existência terrena, isto, porém, fica para uma próxima Reflexão do Cotidiano...

Hippolyte Léon Denizard Rivail (1.804-1.869) (Allan Kardec, pseudônimo que adotaria vinte e três e anos depois; na publicação de O Livro dos Espíritos 18/04/1.857.)

Johann Helnrich Pestalozzi (1.746-1827) Instituto Yverdon – Suíça

O colégio iniciou suas atividades em 1.826, foi até o final do ano letivo de 14/08/1.834

Amélie-Gabrielle Boudet (1.795-1863) Autora de três livros. “Em 6 de fevereiro de 1.832, firmava-se o contrato de casamento. Ela tinha nove a mais do ele, mal tal era a sua jovialidade física e espiritual, que a olhos vistos aparentava a mesma idade do marido.”

Nomes e números foram compilados da magistral obra (volume 1) de Zeus Wantuil e Francisco Thiasen Allan Kardec (Meticulosa Pesquisa Biobibliográfica.)

Curitiba, 4 de janeiro de 2.012- Reflexões do Cotidiano- Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 26/06/2015
Código do texto: T5291002
Classificação de conteúdo: seguro