DIREITOS E DEVERES

Fala-se muito de maneira até obsessiva em cidadania, ´´e uma palavra repetida a três por quatro. às vezes é citada até de maneira imprópria. Na verdade de tanto ser explorada eu, juro, temo que ela se banalize.

Digo isso porque muita gente sequer sabe o que de fato o que é o exercício da cidadania. E por definição ela é apenas qualidade ou condição de cidadão, e este é definido como o indíviduo que goza de direitos e deveres civis e políticos num país.

Vou resumir o que quero colocar: cidadania não é só a luta pelos direitos de um ciddão ou grupo social. Ela engolba também os deveres. São como irmãos siameses, os direitos e deveres, e não podem ser separados de jeito nenhum. Assim é preciso compreender que quem luta por direitos tem, por oberigação, que cumprir os seus deveres. Como quem não cumpre deveres pode reivindicar direitos? O que me espanta é que esse pessoal que tanto fala em cidadania e direitos não compreenda a necessidade de explicitar e explicar e tambem conscientizar as pessoas sobre os seus deveres.

Quem manja um pouquinho de Contabilidade sabe a um débito lançado sempre corresponde um crédito de igual valor. Esse é um dos fundamentos dessa ciência. Aplicada à cidadania podemos dizer que cada direito está subordinado a um dever.

O grande problema do nosso patropi é a festividade. Tdo vira moda, dá samba, avacalha. Estão avacalhando até a cidadania. Esssa excitação, frenesi e frisson de ampliação de direitos sem se falar em deveres é um absurdo. O Brasil não é mesmo um país sério.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/06/2015
Código do texto: T5290967
Classificação de conteúdo: seguro