Hoje eu vi Joseph Ratzinger

Primeiro veio um helicóptero. Provavelmente da Globo que está perseguindo o Ilmo. Sr. Bento desde que ele chegou no país - ainda antes de o avião pousar, quando ele entrou em águas brasileiras saiu a notícia: Papa Bento em território nacional. Muitas motos com policiais militares encabeçavam o comboio em terra. Vinham da Rebouças pela contra-mão do corredor de ônibus, e ainda cruzaram a Faria Lima com o farol vermelho.

A frota da PM está toda na rua hoje. Deve ter até uns falsos policiais! Uns emprestados de outros estados. Uns seguranças fazendo freelance. Muitos guardas mesmo, fora a frota civil. E qual não foi meu espanto pela manhã ao ver o exército nas ruas do centro. Sempre em duplinhas, sempre um com fuzil (não faço idéia do que seja um fuzil) e outro com mochila e aparelhos estranhos.

Subindo a consolação, na entrada do cemitério, uma aglomeração de soldados. Tipo um quartel improvisado num daqueles caminhões de guerra. Por que o exército usa roupa de camuflar na floresta e carros off-road na cidade? Eles descarregavam várias armas e outros pacotes.

Na carreata, o exército vinha no final, de caminhão. Antes das duas ambulâncias e das motos policiais que eram uma espécie de ponto-final. A Mercedes prata que transportava o Sr. Bento vinha entre dois carros cor chumbo - talvez com outras autoridades e a equipe tática de segurança: o FBI brasileiro. Daqui do 15º andar, eu vi o manto vermelho sobre a roupa branca do Sr. B. que estava sentado perto da janela direita no banco traseiro sem cinto. Corredor de ônibus, contra-mão, farol vermelho, sem cinto; prendam esse homem.

Pude vê-lo nesses trajes por uns 20 segundos. Imaginei que algum bom atirador, dispararia uma bala certeira daqui de cima. Mas aí, me lembrei do que um homem comentou hoje com o motorista do ônibus. O sujeito disse que os pneus eram de borracha maciça e, segundo os cálculos dele, com a quantia que foi gasta para blindar a tal Mercedes daria pra comprar uns cinco ônibus daquele em que estávamos - por coincidência, da mesma montadora.

10/05/2007