JESUS! OS “MISTÉRIOS” DE SUA VIDA E SUA ETERNA MENSAGEM...

A semana se finda com dois feriados, que acumulados com sábado e domingo somam quatro dias que podem ser aproveitados das mais diferentes formas na escolha de cada um...

O 21 de abril é dedicado a Tiradentes, precursor dos ideais de nossa independência.

O segundo personagem* tem destaque mundial, dividiu a história antes e depois dele. Figura extremamente enigmática, cuja vida é envolta em “mistérios”, com a ciência ainda procurando decifrar e comprovar a sua existência.

Porém, cabe a Fé, à luz da razão, dar uma melhor compreensão diante dos fatos e os acontecimentos de sua marcante trajetória terrena.

Como as “trevas” podem entender a “luz”?

Figura excelsa que está muito acima de nosso entendimento e percepção.

Razão pela qual, temos de nos valer dos subsídios elucidativos revelados pela Doutrina Espírita.

O Supremo Criador é sinônimo de Sabedoria e Justiça; alicerçado nisto não há privilégios de uns em detrimento de outros. Sendo assim, esta emblemática figura não seria filho unigênito do Criador, mas sim um “filho”, que na esteira incomensurável do espaço e tempo, somou valores que transcendem ao nosso finito entendimento. Se assim não o fosse; como explicar na nossa restrita visão, a cura dos leprosos, a visão aos cegos, os paralíticos recobrarem os seus movimentos, o retorno de Lázaro à vida, após ser dado como morto; o caminhar sobre as águas; a repentina calmaria diante impetuosa tempestade; e a inesperada bonança, diante da pesca que se fazia até o momento infrutífera...

Sua própria “ressurreição”, que são aceitos pelos mistérios da Fé, que transcendem aos próprios paradigmas da Ciência investigatória, que na maioria das vezes não encontra solução lógica para os fatos narrados pelos evangelistas, que gravaram seus ensinos e narraram os “milagres”, ocorridos durante a sua breve existência terrena...

A Ciência investiga, procura soluções dentro de sua limitada óptica...

Este Ser, - um Avatar de nível incomensurável, para nós, já tinha na época, galgado, dimensões evolutivas, muito além dos nossos níveis de conhecimentos, inerentes a grande maioria da humanidade; já possuía poderes energéticos para manipular a matéria afetada; condensando novas energias, no sentido de renová-las, mudando a sua estrutura molecular; não através de “milagres”, mas manipulando as energias cósmicas, que mudaram, por merecimento, a estrutura dos doentes, renovando instantaneamente refletindo na cura do físico e da alma...

Sua Ressurreição se constitui numa prova inquestionável, na veracidade de Suas abençoadas palavras; que a vida prossegue em outra dimensão; conta a tradição narradas pelos evangelistas, que três dias após, o seu desenlace, com a infame “morte” na cruz, provocadas pela ignorância e a insensatez dos homens da época; o seu “corpo” some do sepulcro, e aparece de forma tangível a Maria de Madalena, e em seguida aos seus apóstolos mais diretos; numa prova eloqüente que alma é um ser eteno, sobrevive após desvencilhar-se dos laços da matéria mais densa...

No caso Dele, fica para nós a incógnita, pois segundo as sagradas escrituras, o seu corpo sumiu do túmulo, e ressurgiu em plenitude e grandeza; apesar da polêmica que abrange este assunto, prevalece à lição para nós, à vida transcende, muito além do que nossa restrita visão humana possa imaginar...

Teve este Avatar um corpo tangível igual ao nosso?

Ou estaria num nível tão elevado; que tornaria impossível, ingressar na matéria mais densa pelos processos habituais?

Isto, porém, pouco acrescenta, diante de sua perene Mensagem de Renovação: O Amor se sobrepondo ao ódio; a humildade, acima da vaidade; o altruísmo, a abnegação se pondo acima do egoísmo; o exercício da não violência, se antepondo às diversas faces da violência; a prática do Amor em sua plenitude; ao próximo e a tudo que faz parte da Natureza; ideais que exortou a nós a mais de dois mil anos, mas pelo quadro que ainda nos deparamos hoje, no mundo que nos dá abrigo temporário, prosseguem tendo total validade...

Ele nos mostrou o caminho de nossa “libertação”, para vencermos os vários “entraves”, que nos aprisionam em várias reencarnações repetitivas, pela ausência do cultivo e vivência destes valores apontados por Ele, e também enaltecidos por outros avatares.

Isto poria fim às guerras, a violência em vários níveis, do egoísmo, causa primárias de todos os males, que nos afligem em incontáveis séculos e está em cada de nós, a escolha que resultará nas efetivas mudanças, para que o Orbe alcance em definitivo mais um degrau na sua escalada evolutiva: Mundo de Regeneração, onde os opostos e os extremos sejam definitivamente amenizados...

O Seu convite prossegue apontando o caminho, a pressa cabe a nós, que prosseguimos relutantes em aceitá-Lo; esta decisão protelada tem dificultado o progresso que já deveríamos ter alcançado: Até quando?

Quando as consciências despertarem os efetivos e reais valores da vida; tornado cada existência em novas conquistas nas aquisições dos valores eternos...

Finalizamos com pergunta número 625 - de O Livro dos Espíritos:

- Qual é tipo mais perfeito, que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e modelo? (perguntou Allan Kardec)

- Vede Jesus.

Kardec faz um adendo. Jesus é para o homem o modelo de perfeição moral que a Humanidade pode pretender sobre a Terra. Deus nô-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque ele estava animando de espírito divino e foi o ser mais puro que apareceu sobre a Terra.

Se alguns daqueles que pretendem instruir o homem na lei de Deus, algumas vezes a extraviam por meio de falsos princípios, foi por se deixarem dominar, eles mesmos, por sentimentos muito terrestre e por terem confundido as leis que regem as condições da vida da alma com aqueles que regem a vida do corpo. Vários deram como leis divinas o que não eram senão leis humanas criadas para servir às paixões e dominar os homens.

*Nos referimos a Jesus; o personagem que mais tem livros sobre sua vida.

Curitiba, 22 de abril de 2011-Reflexões do Cotidiano-Saul

http://mensagensespiritas.vilabol.uol.com.br ou http://mensagensdiversificadas.zip.net

***

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 24/06/2015
Reeditado em 24/06/2015
Código do texto: T5287985
Classificação de conteúdo: seguro