SÃO JOÃO DO CARNEIRINHO

Sou um homem à antiga, o meu São João não é o da moda, o tal "maior São do mundo". Detesto esse modismo imbecil. O meu São João é do Carneirinho. O São João à antiga tão bem retratado naquele figurinha do menininho com carneirinho nos braços. Não, não acho necessário bandas da moda, artistas caros, fuzuê com som ensurdecedor. Nada disso, basta o que havia antigamente.

Vamos rememorar. Havia muita comida nas casas. O São João antes de tudo uma festa de famílias, de vizinhos, parentes, amigos. Muitas comadres e comprades foram ungidos nas fogueiras desta festa tadicional - e o compadrio permaneceu para sempre. Comia-se muito e todas as comidas eram à base de milho:canjicas, pamonhas, blos, milho assado e cozinhado, além, claro, do cafétorrado em casa, vinho cachaça eo famoso "quentão". A meninada só tomava refresco, o pular ponche, essa mnia de refrigerante só veio muito depois.

Após a comilança, brincava-se de pular a fiogueira, passar o anel, conversar bastante, havia muita piada, causos e mentiras, mas as moças que já haviam enjoado das bonecas faziam adivinhações, colocavam um pouco de clara de ovo num copo contendo água, se no dias seguinte aparecesse uma igreja, era casamento sem dúvida; se aparecessse um navio, era viagem... Uma era assustadora: se alguém olhasse para dentro de uma bacia com águae não visse o rosto morreria nesse ano. E mais uma: introduziam uma faca nunca usada numa bananeira, no dia seguinte aparecia na faca a inicial do nome de um futuro noivo. Em toda festa junina também se prestqava homenagem a Santo Antonio e São Pedro.

Mas a meninada se divertia mesmo era com os fogos, traques, peidos-de-véia, chumbinho, caradura, pistolas e as bombas. Algns eram mais afoitos e colocavam uma quenga de coco ou uma lata em cima da bomba já acesa. A meninada se divertia a valer. Era uma festa aquelas fogueiras acesas na frente das casas. Algo inesquecível, telúrico, bonito, ingênuo, matuto... Uma festa que sofreu grandes mudanças que a descaracterizaram. Em vez da safona, zabumba e triângulo agora tem que ter banda da moda e cantores que nada t~em a ver com o São Joaão. Que fazer? Ora, tentar reviver, pelo menos os grupos de remanescentes do passado, o antigo São João do Carneirinho. É preciso reacender a fogueira das nossas tradições.

Eu não deixo de ouvir, comendo uma pamonha ou canjica e tomando umas lapadinhas, aquela música extraordinária: "Olha pro céu meu amor, vê como ele tá lindo, Olha praquele balão multicor, como no céu vai subindo...". Só não posso chegar perto das foguieiras or causa da asma.

Viva o São João do Carneirinho. Viva a tradiação.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/06/2015
Código do texto: T5287368
Classificação de conteúdo: seguro