"UM PASSO NO PRIMEIRO DEGRAU" Crônica de: Flávio Cavalcante

UM PASSO NO PRIMEIRO DEGRAU

Crônica de:

Flávio Cavalcante

A bravura que transforma o homem em uma fortaleza e o medo que o decompõe em um mero animalzinho indefeso. O medo desmorona qualquer estrutura física no indivíduo. Por mais bravo que seja o homem, ele sempre vai ser escravo do medo e este, o destrói completamente. O medo de dar o primeiro passo é típico do ser humano. O desconhecido gera um medo montanhoso. O pico desta tensão chega até abrir a porta para ver o que se encontra do lado de lá.

Há estudos que comprovam que esse medo de encarar a vida cara a cara vem desde a hora que somos concebidos no ventre materno; motivo pelo qual ficamos na posição de quem está buscando uma proteção.

Nunca paramos para arrazoar se a natureza extinguisse o medo do homem, o aconteceria? É notório que não havendo o medo, o homem vira super-homem e se acha o senhor todo poderoso, o próprio criador do céu e da terra. Já imaginou quantos suicidas existiria se o homem não tivesse o medo de morrer? Em apenas um exemplo tiramos a conclusão que o medo é um mal necessário.

O que temos que ter em mente é que o diabo não é tão feio como se pinta. Esta é uma expressão para termos a certeza de que todo esse pavor que sentimos na hora de darmos o primeiro passo não passa de uma ilusão criada pela nossa mente.

Ao descortinar essa porta o homem sábio anda devagarinho para não escorregar. O diabo não é tão feio como se pinta, mas não podemos abusar da nossa confiança. É fato que a maioria dos medos que criamos até darmos um primeiro passo na vida é imenso; mas, assim que atravessamos a grande porta da realidade, vemos que a maior parte desses medos é irreal e o que nos espera mais a frente nada mais é que um cenário de muitas possibilidades. Entramos de cabeça em um jogo que vamos separando pedrinha por pedrinha até juntarmos todo o quebra-cabeça. Agindo dessa forma não há erro da vitória posterior. É próprio do homem sábio criar um alicerce em cada degrau da escada que ele subir.

O ser imaturo começa a casa pelo telhado devido a sua auto-confiança. A casa sempre desaba antes de ser concluída. O que sustenta a casa é o alicerce. A firmeza do primeiro degrau da escada.

Na vida esse fator é prático e bastante notório. O ser humano quer conquistar sua Vitória pela Vitória e até consegue, mas como o primeiro degrau dessa escada não está firme, essa Vitória e transformada num mar revolto de um pesadelo interminável. O ego de continuar no erro grita mais que a humildade de saber que já se teve um começo errado. Nada tem um final concreto quando o primeiro passo já começa errado.

A própria natureza nos dá embasamento dos fatos. O próprio Deus segundo as escrituras sagradas criou tudo em três dias e foi pondo tudo em seu devido lugar alicerçado cada degrau da escada para não dar erro futuro.

O ALICERCE DO PRIMEIRO DEGRAU É ESSENCIAL AO CORAÇÃO E INVISÍVEL AOS OLHOS.

Flávio Cavalcante

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 23/06/2015
Código do texto: T5287212
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.