Nós Brasileiros; Profissão Reclamar.

Um papo furado sem nenhuma consistência; “ político não faz nada”. Quem construiu Brasília? A Ponte Rio Niterói? Quem construiu as rodovias? Quem construiu a Petrobras? Quem está construindo a Transposição do Rio São Francisco? Por acaso não são os políticos? O que eu sei; são Deputados e Senadores que votaram nestes projetos no Congresso Nacional e presidentes, governadores e prefeitos, realizando tais projetos. Esse papo furado, é de; “Analfabeto Político” como dizia Bertold Brecht. Gente que vive alienando-se , através do PIG.

O Brasil hoje é outro. No meu tempo poucas cidades tinha Educação Pública. Hoje na Zona Rural tem condução escolar, buscando alunos em casa, tem merenda,uniforme. Estudei em escolas de fazenda, uma espécie de escola particular, de ensino precário,onde saia semi analfabeto. Estudei também em uma Escola Municipal. Tinha só até o 3’ ano primário. Só os ricos podiam estudar em outras cidades para completar o 4’ ano primário,admissão e o 4’ano ginasial.

Saúde era outra dificuldade; não tinha médicos em vilarejos, tratavam-se com farmacêuticos práticos, dentistas também práticos. Tinha também os chamados (tratadores místicos) que preparavam garrafadas milagrosa. Minha mãe contava que quando eu era neném tomei chá de bosta de cachorro. O cachorro as vezes defeca um côco branquinho, era aquele o meu remédio. Tomei também leite fervido em ferradura incandescente , tudo para curar aguamento. Hoje o SUS trata de todos brasileiros. Tem agentes de saúde visitando pacientes , tem farmácia popular.

Os idosos de hoje tem passe livre nos coletivos. É verdade que nem Jesus Cristo conseguiu agradar o povo. É evidente que há políticos e politiqueiros em todos partidos.

Lair Estanislau Alves,