Convite à uma nova visão quanto às dificuldades e dores.

Momentos de aflição e dores surgem pelo caminho, nos convida a reflexões. Precisamos de disciplina espiritual indispensável à saúde mental.

Águas serenas que são açoitadas por fortes vendavais, a seu tempo, retornam serenas aos leitos dos rios... Paisagens que se modificam ao império de tempestades violentas, depois, na bonança, retornam à normalidade e se convertem em campos verdes e produtivos... Objetivos traçados que são destruídos, se apresentam para nós como outros novos, prontos para ser conquistados.

E de repente a saúde cede à enfermidade; amigos dedicados se vão; adversários vigorosos surgem ameaçadores; problemas econômicos aparecem e tiram nosso sossego. Mas remédios são criados, doenças curadas e dores aplacadas. Amigos novos são constituídos, trabalho edificante substitui outro que achávamos indispensável... Tantos são os motivos de aflição e prova... Mas ninguém avança e cresce espiritualmente na Terra, sem os experimentarem. Não estamos neste mundo para vivermos a real felicidade, mas para aprendermos a dar valor à vida que nos encerra as possibilidades de sofrimento e nos opina em relação à nossa realidade futura de luz.

Enquanto domiciliado no corpo, espírito algum se encontra em segurança, vitorioso, isento de experiências difíceis, de possíveis insucessos. Os momentos de prova e aflição constituem recursos de aferição dos valores morais de cada um, mediante os quais o homem deve adquirir mais valiosas expressões como suportes para o encontro com o ideal do amor divino. Por isso, somos atingidos por tais métodos de "purificação": As provas e expiações terrenas, são o transporte para o mundo feliz.

Devemos nos vigiar nos momentos de aflição e prova, a fim de que não nos compliquemos por precipitação ou desejo pelo mal, para os maus (pessoas). Deles, Deus cuidará, pois sabe do estado íntimo de cada um, do qual não podemos compreender, pois ninguém foi criado mal. Sabe-se lá o que os tornou como estão. Mas é só um estado passageiro, pois ninguém se perderá... ninguém se furtará da luz, em algum tempo.

Enfim, todos os momentos difíceis cedem lugar a outros: os de paz e compreensão.

Não nos desanimemos, exatamente quando devemos nos fortalecer para a luta. Até Jesus, que não tinha qualquer dívida a resgatar e que é o Sublime Senhor da Terra, enquanto conosco, não esteve isento dos momentos de aflição, demonstrando amoroso, como vencê-los a todos e ao mesmo tempo, ensinando a técnica de como retirar do aparente mal proveitosas lições.

Como podemos desejar mal a alguém, por qualquer que seja sua índole, se Jesus nos mostrou e ensinou que Deus é justamente o contrário?

Só disseminando o amor, poderemos melhorar o mundo.

Saúde, paz e alegria.