10 ANOS SEM A PRESENÇA FÍSICA DE... *

Estamos saindo um pouco do habitual, não daremos destaque às efemérides do mês de junho, muito embora sabendo que haveria muitas que mereceriam ser destacadas; vamos nos fixar tão somente no dia 30 de junho, com o fato ocorrido há dez anos...

Este foi um personagem de destaque nos seus 92 anos de existência terrena. Diante de tudo que já foi dito, artigos, livros, documentários e filmes, as nossas palavras talvez pouco vão acrescentar; mas tão somente movidos por um sentimento de gratidão, - muito embora não tivéssemos o privilégio de conhecê-lo pessoalmente, - pois o hábito da grande maioria deixar para incerto “amanhã”, o que deveria ser feito “agora”. - quantos amigos e amigas, nos relataram da emoção de visitá-lo; uma dileta amiga nos contou que uma das vezes, que lá esteve, * ele, * apesar dos compromissos que se estendiam até a madrugada, lhe presenteara com O Evangelho Segundo o Espiritismo, cuja improvisada capa, era enriquecida com uma pintura sua...

Numa prova inequívoca que os missionários sempre têm tempo...

Não fugindo a regra, teve uma infância extremamente sofrida; quando começou a “ver”, e “falar”, com pessoas que já estavam vivendo do lado de “lá”, com especial destaque a sua mãe, que prematuramente os deixara órfão. Ela o consolava para que tivesse paciência, e resignação diante das vicissitudes que o martirizavam e que em breve as coisas iriam mudar...

E isto realmente aconteceu, algum tempo depois, o seu pai torna a se casar, e o retira da casa da “madrinha”, reunindo todos os filhos, no novo aconchego familiar, com uma abençoada e dedicada segunda mãe, que efetivamente dá a todos o carinho, afeto e amor...

As almas missionárias são reconhecidas pelas suas “pegadas de luz”, que deixam a nós suas trilhas, no constante trabalho, ao bem comum, não se cansam de demonstrar o exemplo da humildade, sendo que a vaidade associada ao egoísmo há muito não fazem parte de suas vidas...

Como conseguia tempo para tudo? A incansável tarefa da solidariedade; sendo o “agente”, da doação do pão, do agasalho aos carentes de tudo...

As abençoadas reuniões semanais, que geravam o consolo, àqueles que perderam a esperança, na ausência de alguém que partiu; que retornavam, para dizer que estavam “vivos”, com as provas irrefutáveis, das “cartas”, escritas pelas suas abençoadas mãos, que célere deslizavam nas folhas de papeis , contando pormenores, que ele jamais teve conhecimento...

Mães, pães, familiares, confortados saiam de lá, com a plena convicção, que ninguém, “morre”, apenas muda de plano...

Quem teria sido este homem em outras vidas? Teria sido o Codificador, que voltara para complementação de seu trabalho? Isto não é o mais importante; o fato real, é que nos deixou um precioso legado, de mais de quatro centenas de livros escritos ao longo de sua existência...

Foi o sensitivo de alto nível, cuja avançada inteligência, - quem teve a oportunidade de vê-lo da extinta TV Tupi, nos memoráveis programas “Pinga Fogo”- e a sua capacidade de responder com discernimento e coerência as complexas perguntas a ele direcionadas, respondendo com embasamento Doutrinário ofertadas pelo Espiritismo.

Isto facilitava a sintonia, das idéias, abrangendo uma produção literária complexa.

Se você aprecia o estudo de Filosofia, Ciência, aspectos de Religiosidade; e mesmo preferência por romances, há um fantástico acervo, que mantém a atenção do leitor do começo ao fim, com surpreendentes detalhes...

O livro Evolução em Dois Mundos mereceu um estudo aprofundado da Federação Espírita de Paulo, que catalogou um glossário; na obra consta mais de 2.000 palavras de teor científico, que são desconhecidas, pela maioria das pessoas.

A este Arauto da Espiirituadade; que Deus, Jesus, o abençoe onde estiver, e está com a consciência tranquila, pois cumpriu a sua missão que lhe foi confiada e soube levar até o final, com incansável amor, inerentes aos seres de luz, que veem a nós, para iluminar a “escuridão” de nossos caminhos...

* 30 de junho de 2.002 data de seu desenlace.

* Uberaba - MG -

* Francisco Cândido Xavier

Curitiba, 2 de julho de 2.012 - Reflexões do Cotidiano – Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 20/06/2015
Código do texto: T5283466
Classificação de conteúdo: seguro