PRIORIDADES...

Bem sabemos; não muitos irão ler as palavras que escrevemos, não têm o sentido de simplesmente criticar, mas tão somente externar nossa opinião, pois isto é uma das vantagens do Sistema Democrático...

Grande parte do povo brasileiro está empolgada com a Copa de 2.014, evento que já ocorreu aqui em 1.950; pouco nos lembramos, na época tínhamos apenas 8 anos. Razão pela qual a euforia do país em executar obras, visando este evento. Entretanto, deve haver por parte dos governantes, critério nos gastos públicos, que não venham em detrimento de um setor que apresenta fortes indícios que são necessários urgentes investimentos...

Nossa cidade tem inegável destaque em vários setores, o sistema do transporte coletivo, por exemplo, apesar de alguma deficiência, é de razoável qualidade em comparação a outras cidades...

Nesta semana, nos causou tristeza a noticia amplamente divulgada pelos meios de comunicações: um cidadão, músico de profissão, aos 40 anos, sentiu-se mal, durante o exercício de sua profissão, levado a um posto 24 horas, foi diagnosticado ter sofrido um AVC, era preciso removê-lo urgentemente a uma UTI. Ficou aguardando por uma vaga 35 horas, e quando finalmente foi encaminhado, chegou sem vida. Talvez, se prontamente houvesse uma UTI disponível, poderia ter sido revertido o seu grave estado de saúde...

Os administradores devem ter o bom senso das prioridades; quando se fala enfaticamente que Curitiba, também terá o seu metrô, diferentemente de outras cidades, aqui os ônibus trafegam em pistas exclusivas, que cruzam a cidade de norte ao sul e de leste ao oeste. Cujo custo da primeira etapa de apenas 14,2 km é estimado em mais de dois bilhões de reais... Têm recebido vários pronunciamentos de críticas, com destaque ao ex-prefeito e governador J.L. “O metrô é um engodo de obra eleitoreira; Londres que possui Metrô há décadas, hoje transporta perto de 3 milhões de passageiros; o nosso sistema 2 milhões e quatrocentos mil passageiros”... Em outra entrevista foi enfático: “ Não se deve construir metrô em cidade pronta”...

Isto nos faz refletir neste termo prioridades. Uma cidade que não têm um leito de UTI para socorrer um de seus cidadãos, tudo nos leva a crer que não está tendo critério nos gastos públicos...

Não podemos apontar o dedo em riste aos atuais administradores, pois é o resultado de políticas públicas, de longa data; em que as prioridades nem sempre são levadas em conta.

O nosso time do coração, o Atlético, tinha praticamente quase pronto o seu estádio, - Arena da Baixada. - que teve totalmente de ser refeito, por “ordem” da FIFA...

Que a justa empolgação para 2.014, não resulte ao país, gastos além de suas possibilidades; em detrimento de setores que carecem agora de recursos, e em razão que no atual quadro, - área da saúde. - já mereceria maior investimento. Para confirmar isto, damos o nosso exemplo; há oito meses estamos aguardando um telefonema para fazer um simples exame de audiometria...

Fazemos um adendo hoje, 20 de junho de 2.015; para o exame de audiometria, até hoje não fomos chamados; porém, já o fizemos por “caminhos” alternativos, um de nossos genros, foi trabalhar numa Empresa em Pompéia - SP - cujo cartão da Unimed também se estendia a nós... De lá para cá pouca coisa mudou, quanto a nossa Saúde Pública; uma amiga virtual espera a três anos uma cirurgia de catarata; enquanto isto, os atuais governantes se paga cada vez mais juros para “rolar” a dívida pública...

Curitiba, 19 de maio de 2.012 - Reflexões do Cotidiano – Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://mensagensespiritas.vilabol.uol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 20/06/2015
Código do texto: T5283443
Classificação de conteúdo: seguro