LOUVADO SEJA

Mais um sopro de esperança para o planeta Terra e os pobres: o papa Francisco lançou uma enciclica que, segindo opinião unânime dos ecologistas, religiosos, ativistas e até líderes mundiais como Obama, o presidente da França, o scretário geral da ONU e outros, é um documento exemplar, corajoso e verdadeiro. Uma espécie de Revolução Ambiental e de defesa dos oprimidos, porque um depende do outro. Um texto que disseca a situação aflitiva do Planeta Terra e exige soluções urgentes. Diante de tanto reconhecimento é perfeitamente justo que se pergunte por que os lídres mundais nunca moveram uma palha para ajudar o planeta e nem os pobres do mundo.

No documento Francisco convocou "a humanidade a tomar consciência da necessidade de realizar mudanças de estilo de vida, de produção e de consumo. Atacou o "uso irrresponsável dos bens que Deus colocou na Terra".

O papa condenou veementemente o consumismo e o capitalismo selvagem a acusando-o pela degradação da "mãe e irmã Terra". Foi duro: "A Terra nossa casa, parece converter-se cada vez mais em um imenso depósito de lixo". Codenouu a "cultura do descarte". Pôs o dedo na ferida: : "Muito facilmente o interesse conômico prevalece sobre o bem comum e manipula informações para não ver seus projetos afetados". Defendeu ainda os empobrecidos pela ação capitalista: "Quando não reconhecemos o valor de um pobre, de um embrião humano, de uma pessoaque vive em situação desfavorável é difícil ouvir os gritos da própria natureza". Falou na espiritualidade: "A espiritualidade cristã propõe u crescimento pela solidariedade, e uma capacidade de enfrentar sem estar obcecado pelo consumo". Ainda fez um apelo e advertência: "Chegou o momento de aceitar uma certa diminuição de crescimento de alguma parte do mundo fornecendo recursos para o crescimento saudável de utras partes". É o imposto solidariedade.

O que se espera e que os homens que dirigem o mundo acordem, tanto para salvar o planeta que está agonizando como para ajudar as pessoas que estão excluídas. O papa fez a sua parte. Aleluia.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/06/2015
Código do texto: T5283288
Classificação de conteúdo: seguro