A RENDA DE CADA UM...

Assistindo ontem a noite um programa esportivo*, entrevistando um Presidente de um Clube tradicional de futebol de nossa cidade; os repórteres comunicaram ao Dirigente que os torcedores do Clube, pediam urgentes reforços para que o time pudesse melhorar a sua condição no Campeonato Brasileiro. O Entrevistado argumentou que esta era a vontade dos mandatários; porem era difícil competir com os clubes de São Paulo e Rio de Janeiro, cujos salários eram mais que o dobro, que pagavam em Curitiba; comentou que o teto máximo do Clube é de 70 mil reais; e que recentemente fez empenho para fazer retornar um atleta que em anos bem recentes foi ídolo da torcida; por ser artilheiro nato; e o salário? Seu empresário pediu 220 por mês; - mais de três vezes do teto máximo pago pelo Clube. - este fator desmotivou por completo esta iniciativa. *

É evidente que se os desportistas pedem altos valores e os Clubes pagam quem pode se opor a isto?

No nosso país o número um da lista dos que mais recebe é um jogador do Corinthians: um milhão cento e trinta três mil mensais; 80% deste valor, quem paga é um forte patrocinador. - time do coração do nosso Presidente Lula. - Os brasileiros que atuam no exterior ganham salários maiores dos que atuam aqui. Kaká por exemplo recebe anualmente o equivalente, - somente em salário 24 milhões de reais anuais. *

É evidente se colocarmos como parâmetros o salário de um Presidente da República; dos Magistrados, dos Legisladores da Câmara e do Senado; dos Professores de diversos níveis; os que labutam na área da Saúde; dos Militares do mais Alto Escalão, há um acentuado desníveis de valores para baixo, demonstrando que a Sociedade está longe de valorizar os seguimentos que exercem atividades imprescindíveis ao bem estar do país...

No setor cinematográfico há atores que por um único filme recebeu 80 milhões de dólares. – Will Smith pela atuação no filme “Hanock”. *

No último domingo o vencedor da corrida das 500 milhas de Indianópolis-Formula Indy. - o piloto escocês Dário Franchitti, faturou sete milhões de Reais... *

Certamente isto é uma realidade que envolve a poucos; é uma exceção de alguns que estão tendo a experiência das enormes facilidades financeiras que os grandes ganhos proporcionam. E responderão como estes “talentos” foram empregados...

O operário americano recebe sete dólares e 25 centavos a hora; em média, vinte e cinco dias de oito horas totalizando 1450 dólares mensais.

Mercado Comum Europeu; o salário vigente é 1570 Euros.

Em janeiro deste ano o Salário Mínimo em nosso país, atingiu o maior patamar equivalente a 283,00 dólares, sendo dos maiores na América Latina.

China o trabalhador chinês ganha o equivalente a 0,64 dólares por hora; é interessante compararmos o trabalhador americano ganha por uma hora o que o asiático ganha num dia... *

Em média na Índia se recebe ao dia 1,8 de um dólar; não há salário mínimo; há um consenso das autoridades para que ninguém, pelo seu trabalho receba menos que 55 dólares... * Razão pela qual há um aproveitamento destas mãos de obras de baixíssimos custos pelos grandes grupos econômicos para lá mudarem suas indústrias; e a grande maioria dos empresários não se importando com as consequências nocivas aos seus países de origem...

A sociedade, ao longo de sua história, foi modificando sistemas políticos; visando o bem comum; e em nome da Liberdade, Igualdade e Fraternidade; - Revolução Francesa em 1789. - se cometeram excessos, que nem sempre alcançaram estes objetivos: A Solidariedade.

No século passado; em 1917 a revolução Russa; que durou mais 70 anos, na tentativa de se construir uma sociedade igualitária; mas que após sete décadas, com a queda do muro de Berlin; demonstrando que na prática os seres humanos não estão preparados para uma vida comunitária: O trabalho coletivo acima do individual.

Prossegue sendo uma ideia utópica; muitos continuam sendo individualistas, com raras exceções, pensam primeiramente em si, e o coletivo, para grande maioria ficam em segundo plano.

Há porem, a esperança que as barreiras do individualismo serão superadas, em prol do coletivo, numa sociedade mais justa que viva o solidário...

Bem sabemos que o quadro atual não é animador; com o choque da globalização; que formou poderosos grupos econômicos: Do “Capital sem Pátria”, cujas metas são o aumento das receitas, com menos despesas...

Onde ficam as necessidades dos meus “irmãos”?

Eles também têm suas carências; esperanças, de uma vida melhor...

Sua Voz! Ontem como hoje, nos indagando quem é o meu próximo?

Expressadas didaticamente na passagem do Bom Samaritano; por Jesus; o Mestre que continua a nos convidar para as grandes mudanças; que é possível termos um mundo mais justo e solidário, pois os “talentos” que fomos agraciados jamais poderão ser levados conosco; com exceção dos bens, das alegrias que proporcionamos aqueles que careciam de nossa ajuda; estes louvarão nossa passagem, pela ajuda enfim que soubemos compartilhar, e isto se constituirá no melhor “premio”, para nos...

*CNT Balanço Esportivo

* Os valores se referem ao ano de 2010

*Os dados foram retirados do Google

Curitiba, 31 de maio de 2010- Reflexões do Cotidiano- Saul

http://mensagensdiversidifcadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 19/06/2015
Código do texto: T5282250
Classificação de conteúdo: seguro