A “MÁQUINA”: SUPERANDO A INTELIGÊNCIA HUMANA?

Recebo um e-mail de um amigo; é uma carta aberta aos funcionários de uma das empresas líderes no setor de informática*, com dados bem interessantes e alguns nos chamaram bastante atenção...

Diariamente são lançados no mundo três mil novos livros; ao mês noventa mil; ao ano um milhão e oitenta mil exemplares; o que é impossível qualquer ser humano ter condições de lê-los...

A cada dia o Google, recebe dois bilhões e 700 milhões de consultas...

As mensagens diárias da Internet excedem a população do Planeta...

No ano passado foram comercializados 47 milhões de laptops; e há um projeto para se chegar a um custo que não ultrapasse a cem dólares, que o tornaria viável a ser usados em escolas do mundo inteiro; as crianças iniciando nas primeiras letras sua inclusão digital...

Há uma previsão que até o ano de 2022, será possível produzir um computador que exceda a capacidade humana e custará menos de 1000 dólares...

É evidente que isto poderá se constituir numa realidade, no que se refere à capacidade de armazenar conhecimentos; equação de problemas, com soluções extantâneas; excedendo a própria capacidade das criaturas humanas; entretanto, há algo que jamais será superado, - por ele, o computador. - em relação ao seres humanos, os sentimentos, a emoção, desenvolvidos ao longo de sua caminhada evolutiva, nos diversos estágios da Natureza: Mineral, vegetal e no reino animal, em que foi agregando valores, cujo resultado é a condição humana; com a capacidade do discernimento entre o “bem” e o “mal”; entre o “ter” e o “ser”; e finalmente a condição de cidadãos do Universo, Criado por Alguém que Jesus nos ensinou a chamar de Pai...

Nas últimas três décadas, os avanços deste setor, foram surpreendentes e causam espanto, mesmo aos que dominam esta área; imagine-nos, - que somos um “estranho no ninho”. - que, apenas sabemos o mais rudimentar; nossa inclusão digital se deu aos 65 anos...

Mas, a razão nos diz que hoje se constitui numa ferramenta indispensável a todas as atividades humanas.

Lamentavelmente, vêem diariamente notícias daqueles que tendo domínio destas novas tecnologias, as usam ilicitamente para usufruir de vantagens financeiras; o que obriga as empresas investirem cada vez mais na segurança, para se evitar seu prejuízo e de seus clientes; demonstrando que partes dos nossos cidadãos, ainda não incorporaram os valores da ética, e a convicção plena, que existe a Lei de Ação e Reação, independente de a conhecermos ou não e inevitavelmente o que “plantarmos” iremos “colher”...

Quem poderá prever os aprimoramentos num futuro bem próximo?

*Mensagem da IBM aos seus funcionários...

Curitiba, 20 de novembro, de 2.010 - Reflexões do Cotidiano-Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 19/06/2015
Código do texto: T5282244
Classificação de conteúdo: seguro