NINGUÉM ENGANA A SI PRÓPRIO

Alguém pode enganar várias pessoas durante muito tempo, mas não eternamente porque um dia a máscara cai e o enganador dança sem música,

Mas o sabidão, o enganador, o traste, o canalha que engana e lesa o próximo muito tempo, que lucra com isso, enrica, vive numa boa, não cosegue jamais enganar a si próprio. Ele sabe que é um canalha, que prevaricaou e prevarica, faz mutretas, enrola, corrompe, que é traíra. Ele é, hermanos, na verdade, um infeliz. Pode fingir que não é, bancar o bambambã, mas haverá sempre dentro dele, entranhada no seu âmago, uma vozinha a lembrá-lo: "Você é um canalha! Você não presta! Você é um safado!".

Por mais frio e cínico que o cara seja e que ostente poder, será sempre insatisfeito. Pode ser graúdo, , prepotente, metido a dono do mundo, mas é um infeliz. Daí o seu ódio avassalador que sente dos homens livres e corretos, aqueles que sabem dominar a si próprios e não cometem canalhismo. Lao Tsé dizia: "Quem controla os outros é poderoso. Mas quem controla a si próprio é mais poderoso".

Com toda certeza ninguém engana a si próprio. No mais, é pena que a sociedade frias e promíscua dê guarida a esses infelizes que infelicitam os outros. Esses vermes sabe que são canalhas.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/06/2015
Código do texto: T5281760
Classificação de conteúdo: seguro