MENOPAUSA ANTECIPADA

Quando se é menina queremos logo crescer para sermos como nossa irmã mais velha, tia ou nossa mãe. Queremos ter seios grandes e poder usar batom, rimel, salto alto.

Depois entramos na adolescência e achamos muito chato ter dores do período, dores menstruais, sofremos com isso, parece que o mundo vai acabar, nos contorcemos, tomamos remédio, ficamos de cama e a dor nada, que saco.

Nos tornamos adultas e começamos a curtir a vida, levar tudo na maior liberdade, nos sentindo verdadeiramente MULHER.

Algumas de nós, se tornam mães, outras seguem sendo tia, e a vida vai indo, as dores nos habituamos a ela, o incómodo de três a cinco dias já se torna parte da rotina de todos os meses.

Até que a saúde nos prega uma peça e somos obrigadas mais cedo do que o costume, encerarmos o ciclo menstrual. No início é um alívio, não teremos que nos preocupar com dores incómodas, não gastamos mais com pensos higiénicos, absorventes nas farmácias e podemos continuar curtindo a vida. Entretanto, se torna um tédio saber que não se menstrua mais e agora sofremos com calores, ansiedades, uma sensação de vazio, de que a beleza que nos tornava distinta se perde na monotonia do dia.

Então é que se descobre, como, era bom saber que todo mês se sangrava, e agora seguimos com essa sensação de que algo nos escapa por entre os dedos das mãos.

Mas o mistério da vida contínua bonita, continuamos mulheres apesar de uma parte de nós já não existir dentro de nós.