As flores em nossa vida

O ser humano tem por hábito conferir valores distintos a fatos que acompanham sua trajetória de vida. Esses valores são representados por comportamentos que externam os sentimentos nutridos por aqueles que de alguma maneira, exercem importância na vida das pessoas. Essa característica em realçar os vínculos afetivos é observada em diferentes ocasiões, nas quais se busca homenagear os que lhes são gratos. E uma das formas mais utilizadas para expressar os sentimentos são as flores, que estão presentes nos momentos mais importantes de nossa vida. Do nascimento à morte, elas nos acompanham e deixam suas marcas.

Podemos encontrá-las na paixão que acompanha os casais enamorados. Na celebração que une duas pessoas com objetivos comuns a caminho do altar. Ou no dia dedicado àquelas que nos trouxeram ao mundo. É impossível imaginar o Dia das Mães sem flores de toda espécie, tamanhos, cores e aromas diferentes. Os aniversariantes também são lembrados no seu dia com vasos, ramalhetes e arranjos criativos, transformando aquela data num dia especial. Nos eventos importantes ou nos mais humildes encontros eis que lá estão elas, imponentes, soberanas e surpreendentemente belas. Não há quem não se deixe encantar pelas propriedades terapêuticas da singela companhia, no momento em que mais se necessita do conforto de um abraço ou da sabedoria de uma palavra amiga.

As flores nos acompanham nos derradeiros momentos de nossa breve passagem por essa vida terrena. Mesmo que por motivos óbvios não possamos compartilhar com sua imensa beleza nesse dia, elas estarão lá, com toda certeza. Terão a missão de acalentar os corações destroçados pela dor da separação, de mostrar que o ciclo da vida enfim se completa; de perfumar a vida dos que ficaram, provando o quão sábia é a natureza que sempre estará à disposição do ser humano; de promover e fortalecer a união entre os casais que passam por dificuldades em sua vida conjugal; de devolver a esperança aos enfermos que vivem o calvário diário do sofrimento e da incerteza da cura; de alegrar a vida dos idosos esquecidos pelos familiares insensíveis em algum albergue qualquer; de simplesmente mostrar ao homem que Deus existe e está presente em todas as coisas desse mundo, e tudo o que vive sobre essa terra foi obra de sua poderosa mão.

Apesar de todos os avanços tecnológicos disponíveis, jamais conseguiremos produzir sequer uma única e minúscula semente que venha a germinar, crescer e florir. Manipulamos e modificamos geneticamente diversas espécies vegetais e animais, porém nossa limitação é evidente enquanto desprovidos dos poderes da criação. Destruímos e alteramos permanentemente a biodiversidade e o clima e ainda assim nos consideramos seres inteligentes. Quiçá possamos ter a certeza de que as futuras gerações terão o privilégio de pelo menos, admirar a simplicidade e a inigualável beleza das flores. Porque elas, definitivamente, fazem parte de nossas vidas.