BUCHA DE CANHÃO

Várias pessoas falam da participação do Brasil na Segunda Grande Guerra como se tivesse sido decisiva para a vitória dos aliados. Certo? Absolutamente errado. Sem o Brasil o resultado seria o mesmo. Na verdade o nosso país mandou para a Itália soldados na sua maioria despreparados e sem os equipamentos necessários.

A pegunta que não pode calar é esta: era necessário o Brasil ter entrado na guerra? Será que a sua entrada no conflito não se deveu a estímulo dos americanos que já estavam de olho nas nossas riquezas naturais no mercado que teriam para vender seus produtows, como realmente aconteceu dno pós-guerra, uma verdadeira invasão do nosso país pelo american of life?

Mas o grande questionamento que faço é no tocante ao fato dos pracinhas que foram à Itália serem na sua maioria quase absoluta ciomposto de jovens pobres. Detalhe: nos EUA nunca foi assim, vejam que Kennedy lutou na guerra, e um dos seus irmãos morreu nessa guerra. Mas no Brasil só os pobres são usados como bucha de canahão.

Um primo de minha mãe foi para a guerra. Voltou quase surdo devido aos camnhões, e também depressivo. Ganhou uma medalha de latão e perdeu a saúde e o juízo. Mas foi considerado herói, ainda foi feliz porque lhe deram um empreguinho que so dava mesmo para sobreviver.

Lembro também outra guerra, a do Paraguai. Para essa s´´o foram também os pobres. De Pesqueira levaram na marra cento e tantosd caboclos da Serra do Ororubá, foram grandes heróis, inclusive o cabo Zeferino da Rocha que salvou a vida do então alferes Dantas Barreto que virou generral e governador de Pernambuco. Voltaram apenas meia dúzia de caboclos que morreram na extrema miséria.

É isso, nas guerras que o Brasil partiocipou so os filhos dos pobres foram lutar, e muitos viraram bucha de canahão.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/06/2015
Código do texto: T5279480
Classificação de conteúdo: seguro