OS ANIMAIS TÊM ALMA?

"Livro dos Espíritos" cap. XI Allan Kardec pergunta:

597- Visto que os animais têm uma inteligência que lhes dá uma certa liberdade de ação, há neles um princípio inteligente da matéria?

-Sim, e que sobrevive ao corpo.

607- Há duas perguntas, sendo a seqüente: A alma poderia, assim, ter sido o princípio inteligente dos seres inferiores da criação?

-Há uma longa resposta que iremos transcrever o início e o final, para que os leitores possam ter a curiosidade de relé-las. “Não dissemos que tudo se encadeia na Natureza e tende a unidade?”

Encerra assim: “Crer que Deus haja feito alguma coisa sem objetivo e criado seres inteligentes sem futuro, seria blasfemar contra sua bondade, e se estende sobre todas as suas criaturas.

Na literatura espírita há inúmeros relatos de animais que habitam a dimensão espiritual, compartilhando da vivência dos seres que também já passaram para o lado de lá...

Fizemos esta abertura para tecermos algumas palavras que na realidade são lembranças, de nossas vivências, de mais de cinco décadas, onde sempre esteve presente em nossas vidas diárias o cão amigo, companheiro de todas as horas, na alegria ou na tristeza.

Na década de 70, havia um seriado na TV, de enorme sucesso, sobre as aventuras da Lessie, que também deu origem a alguns filmes.

Uma de nossas filhas, - Marylene – sentiu imensa vontade de ganhar de presente esta admirável raça de animal, Collie, tricolor pelo longo. São excelentes cães pastores. Ficamos na expectativa, pois havia o fator preço etc. Num domingo, nosso tio veio com o anuncio do jornal, onde havia a venda a Lessie, lá fomos nos e conseguimos comprá-la.

Passado alguns dias o animal já estava completamente adaptado a sua nova casa. Chegamos algumas vezes ir a Vila Velha, onde a mesma era centro das atrações, inúmeras pessoas pediam para tirar fotos. Exposições, medalhas, o tempo foi passando até que nossa Chane, - este era seu nome-, teve oito filhinhos, sete nos vendemos, sendo que ficamos com uma fêmea, -Leslie- para fazer companhia com a mãe.

Esteve entre-nos aproximadamente 12 anos, deixando saudosas lembranças.

No dia 9 de agosto de l986, fomos ao Hospital Veterinário, pois a Leslie acabara de fazer uma cirurgia, e veio a falecer durante a mesma, foi um choque para todos nos,

Em casa, naquele dia escrevemos: Quando dedicares a um cão muito amor e carinho, se tiveres oportunidade de acompanhares o seu desenvolvimento, desde as primeiras travessuras, enfim participares da sua vida na sua plenitude e sentires quanto amor eles retribuem, aos que convivem com eles, e quando passarem-se os anos e disto nem perceberes, a grande realidade se fizer presente, numa partida inesperada, sentires o peito reprimido, a lágrima espontânea; é um ser vivente que partiu, pois as transformações materiais são inevitáveis, e contemplares aquele corpo inerte, agradeça também a Ele que criou o grande mistério da vida, aquela centelha que animou aquele corpo espalhando muito amor e afeto, com certeza não há de perder-se, pois o Criador suas Leis que ainda guardam enigmas que desconhecemos; aquele ser que merecia nossa atenção, dedicação e cuidados, não se extinguiu naquele corpo inerte, aquela centelha de vida, há de prosseguir sua grande caminhada evolutiva, pois se Deus é justo, porque restringiria tão somente aos seres humanos condição de progredir infinito, nestas e em outras vidas, neste e em outros mundos?

Achamos que é mais justo e coerente que o Supremo Criador, por processos que ainda desconhecemos, há de facultar também a esses seres os meios de progredir, não restringindo há uma vida somente, o triste fim de tudo, ao contemplarmos o teu corpo inerte, Leslie, estas divagações nos vem a mente, vimos você nascer, crescer e durante oito anos convivemos com você.

E hoje de modo repentino, você partiu, houve a tentativa clínica-cirúrgica de mãos abençoadas que tentaram os últimos recursos, para mudar o quadro clínico, que surgiu de modo repentino, mas como sempre acontece, na vida física há situações que vão alem de nossa capacidade de modificar, nos resta a consciência tranqüila, que foi tentado, pois a ciência compete usar os últimos recursos para reverter o quadro clínico.

Você, obedecendo ao ciclo evolutivo que cada ser deve desempenhar partiu...

Não é fácil ambientar-se com a ausência material daqueles a que estimamos, mas nos resta um conforto, uma fé num poder Maior e suas Leis, que não nos cabe decifrar no momento, a vida em si são algo de maravilhoso; em qualquer lugar que dirigimos o nosso olhar, aqui, ali, acolá... Não importa onde, esta centelha há de prosseguir a sua grande caminhada evolutiva, onde começamos, onde terminá, não nos cabe saber e nos faltam no momento percepções para isto, mas o amor é a energia mais poderosa do Universo, e ele nos liga a Deus, e entrelaça os seres e as coisas que fazem parte deste Universo Infinito, que estamos a cada dia mais procurando entendê-Lo, que Deus te abençoe Leslie, pois você também faz parte deste Universo...

Encerramos com estas palavras, me parece que foram escritas por Gabriel Delane:

"O mineral é atração

O Vegetal é sensação

O Animal é instinto

O homem é a razão

O anjo é divindade"

Curitiba, 3 de janeiro de 2009

Reflexões do Cotidiano Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net.63.net