TITANIC - PRESSENTIMENTOS ANTECIPARAM O ACIDENTE?

Ontem pela manhã, l4/04 no início de uma programação de noticiário de uma rádio foi mencionado os fatos marcantes ocorridos naquela data, dentre eles foi citado que nesta data, em l9l2, o naufrágio do transatlântico Titanic.

Em sua viajem inaugural, que teve o seu início em l0 de abril zarpando de Southampton, Inglaterra, com previsão para chegar à Nova Iorque no dia l7. Na época mereceu muito destaque da imprensa, e até hoje, inúmeros livros e filmes são dedicados a este nefasto acontecimento, pois além de ser o maior transatlântico, corria um mito que seria impossível que ele afundasse...

Não vamos entrar em outros detalhes, pois a grande maioria de informações é de domínio público, existindo hoje inúmeros sites, dedicados exclusivamente a este assunto...

Iremos enfocar em breves palavras, dois fatos marcantes que anteciparam este inusitado acontecimento que ceifou mais de l500 vítimas. Estariam estas “previsões”

Ligadas aquilo que Kardec abordou no Livro dos Médiuns, na questão l84, onde o Mestre faz a abordagem dos médiuns de Pressentimentos: “O Pressentimento é uma vaga intuição de acontecimentos futuros.” No final da exposição de Kardec, há um adendo de J.Herculano Pires: (2) “Note-se a explicação sucinta e clara do problema, tão discutida hoje, no campo parapsicológico, pré-cognição ou percepção do futuro.” Não vamos transcrever todo o adendo para não cansar os nossos prezados leitores, a coleção que temos em mãos é da LAKE- Livraria Allan Editora.

Estariam as três situações que iremos mencionar abaixo na categoria de Pressentimentos, mediunidade que tão bem Allan Kardec descreveu, onde a moderna parapsicologia denomina de pré-cognição ou percepção do futuro?

Em l898, o escritor Morgan Robertson, escreveu um romance de ficção, intitulado Futility, (Futilidade.) e o nome do transatlântico, Titan, com o tamanho e velocidade incrivelmente semelhante ao Titanic; que em sua primeira viagem bater num iceberg e afunda. O navio de ficção, não possuía barcos suficientes para abrigar todos os passageiros, - o mesmo ocorreu na vida real com o Titanic. - o de ficção afundou no mar do norte. Os passageiros da primeira classe eram as grandes fortunas da Europa, o que aconteceu exatamente na vida real há descêsseis anos depois...

O então famoso jornalista da época W. J.Stead; em l892, escreveu um conto, onde previra com detalhes, o que ocorreu com Titanic. Ele era espírita e foi uma das l5l3 vítimas, perecendo quando o navio afundou...

O terceiro fato é realmente espantoso! Willian Revees, com vinte e três anos, era marinheiro de um navio de carga, que rumava para o Canadá, nas águas geladas, em pleno mês de abril, época comum para aparecerem às montanhas de gelo; seu quarto de vigia iria terminar meia noite. Uma aflição terrível começou a envolvê-lo, estava no mês de abril, o mar calmo, mas de pouquíssima visibilidade, o seu turno de trabalho estava para se findar, na hora aproximada em que o Titanic bateu num iceberg, momentos de terrível aflição e indecisão; e se tudo não passasse de coincidência? Nascera na noite em que o Titanic naufragou; dominado por um pavor incontrolável, gritou o alarme e o timoneiro mandou fazer marcha à ré a toda velocidade, o cargueiro parou a poucos metros de uma enorme montanha de gelo...

Dificilmente vista a uma pequena distância; onde o seu pressentimento falou mais alto e a tragédia pode ser evitada, o nome do cargueiro Titânia...

Pressentimentos, dom mediúnico abordado por Kardec, e hoje mais conhecido pelos pesquisadores parapsicológicos por sensibilidade extra sensorial, são assuntos de extrema complexidade ao nosso limitado conhecimento, pois nos dá a entender que certos fatos e acontecimentos já estariam pré-determinados na dimensão espiritual, determinismo. Até que ponto o livre arbítrio poderia interferir, beneficamente ou maleficamente nos fatos?

Os construtores do Titanic, numa atitude de pura vaidade queriam que a viagem entre a Inglaterra e Estados Unidos fosse realizado em tempo bem menor, do que comumente era feito pelos outros transatlânticos, com estes procedimentos se menosprezaram as regras básicas de segurança, velocidades mais baixas em águas geladas com iceberg, mais propensas a estes acidentes... O assunto é fascinante, demonstrando, - pelo menos para mim, - que é limitada a nossa compreensão, os fatos que envolvem a vida dos seres humanos, nos dando a impressão que certos acontecimentos são pré-determinados, onde entranhas “coincidências” parecem a tudo envolver.

Desde há muito que este fato nos despertou enorme interesse; Quando adolescentes chegamos a ir à biblioteca pública, ler nos jornais da época notícias sobre o assunto. Havia informações vagas uma semana após o ocorrido.

Um vagão de carga mede 16 metros, para comparar o comprimento do navio, é como enfileirássemos 17 vagões de carga.

Quantos sonhos foram desfeitos em um tempo aproximadamente de duas horas, ao acordarem e serem avisados que teriam de abandonar o navio. Os que não conseguiram lugar nos barcos se lançaram ao mar com os coletes salva-vida, morrendo por hipotermia após 20 minutos devido à baixa temperatura. A maioria das pessoas iriam tentar a vida no NOVO MUNDO. Exceto alguns que afundaram junto com o navio.

Esta provação coletiva interrompeu as esperanças de uma vida melhor, em pouco mais de 2 horas tudo estaria consumado, o Titanic repousaria nas águas gélidas do Mar do Norte; aproximadamente três dias antes de chegar à NOVA YORK, restando o consolo de que a vida não cessou ali naquela “provação coletiva”, se refazendo as esperanças de todas as pessoas em outro plano onde os envolvem, as lembranças e aflições daquela noite somente o tempo será capaz de extinguir com um novo recomeço.

“Há mais mistérios entre o céu e a terra do que pressupõe a vossa vã filosofia. – William Shakespeare.”...

Alguns dados extraímos do excelente livro: O Grande Livro do Maravilhoso e do Fantástico.

Quando encerramos este modesto trabalho, fomos informados que saiu mais um livro sobre o Titanic; Porque o Titanic Afundou.

Grato pela atenção, esperando que nossas palavras tenham acrescentado algo de bom aos nossos leitores e até o próximo encontro.

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Saul