Z I T O

Quando falam do time dos sonhos do Santos, logo se lembra maquinalmente de Pelé, e quase ninguém se preocupa em lembrar os demais jogadores daquele time maravilhoso. É naturl porque Pelé foi mesmo o maior jogador de todos os tempos, ao lado, claro, de Garrincha, que como ele lembra todo o time dos sonhos do Botafogo. Será correta essa atitude? Claro que não. Digo isso porque o Santos não se restringia somente a Pelé, como o Botafogo a Garrincha. No Botafogo, pasmem, havia Didi, Nilton Santos... E no Santos, Glmar, Pepe, Mengálvio, Coutinho, Dorval... E, pasmem outra vez, o grande maestro, capitão e comandante, ZITO, que, infelizmente, partiu para a Vila Belmiro do Paraíso ontem.

Vejam bem, Messi e Neymar são as estrelas do Barcelona, são jogadores excepcionais, mas o maestro do time é Iniesta. Como Pirlo é do Juventus. E como Gerson foi da Seleção de 70, e Didi da de 58 e do Botafogo. Detalhe: Zito dava broncas tremendas até em Pelé, comandava o time dos sonhos do Santos.

Foi bicampeão do mndo, em 58 e 62. Mas, infelizmente, o senhor José Ely de Miranda, o grande Zito do Santos e da Seleção, nunca era lembrado, mesmo tendo continuado ativo no futebol como coordenador das bases de futebol do Santos. Mais um detalhe, foi ele quem descobriu, por exemplo, Robinho, Diego e Neymar.

Quando soube de sua artida, está no estrangeiro, Rei Pelé destqa feita não disse uma esteirqa, afirmou que Zito para ele fora como um pai. Verdade. O Rei reverenciou seu mestre.

No mais, ito foi um dos maiores ícones do nosso futebol. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/06/2015
Código do texto: T5278755
Classificação de conteúdo: seguro