AS LÁGRIMAS DE UMA MENINA...

As imagens falam mais que as palavras*; o trajeto até escola demorava quase uma hora, caminhava em grupo por ruas tortuosas, sem saneamento básico, quando chovia surgiam às poças de água, que tinham que ser desviadas, disputando o lugar com carros, quando secava surgia à poeira, em ambas as situações não era nada “agradável”; se revezava cada dia uma mãe as acompanhava...

Finalmente as crianças chegam à sala de aula, as condições são extremamente precárias, mesas são improvisadas como carteiras, esta menina que dá o título de nossas Reflexões do Cotidiano de hoje, por ser a última a entrar não encontra local apropriado e - pasmem! - não têm nenhuma cadeira para se sentar; é comovente, a câmara “fala” mais que as palavras; lágrimas surgem em seus olhos, retratando um Brasil em que os nossos governantes, não despertaram a sua sensibilidade para as prioridades, cuja EDUCAÇÃO de nossas crianças deveria estar em primeiro lugar...

Se gasta bilhões para se construir doze estádios de futebol; um país que não encontra “caminhos” para diminuir seu déficit público e segundo previsões este ano alcançará 230 bilhões de reais em juros, para “rolar” a dívida pública; ao mesmo tempo há “evidências” que para a maioria de nossos legisladores exercerem um cargo público é sinônimo de privilégio...

País, que não prioriza a EDUCAÇÃO de suas crianças, inexoravelmente terá um futuro incerto; não seria uma das causas da crescente violência urbana que deixa a população intranqüila com medo de “ir” e “vir”?

Qual a educação que foi ofertada aos adolescentes de hoje e adultos que enveredaram pelo caminho da violência que praticam hoje?

É evidente que pode haver outras “causas”, que de momento não pretendemos abordar; se houvesse no país escolas integrais; com múltiplas atividades durante o dia; ao mesmo tempo neste periodo maior, fossem sutilmente lançados as “ sementes”, da cidadania, da ética, do respeito a sua vida e de seus semelhantes, é provável, que ao longo de mais alguns anos, estaríamos evidenciando uma situação bem diferente...

Hoje, os cidadãos de boa índole são unânimes que o país precisa mudar seus paradigmas; aos que detém o “poder”, direcionarem melhor os recursos, - bem sei que estamos sendo repetitivos. - para uma escola pública de melhor qualidade, e isto certamente irá refletir para uma sociedade mais justa e harmoniosa...

Enquanto isto a imagem não sai de nossa mente; as lágrimas da menina, por não ter uma cadeira para sentar; é uma prova eloqüente que o país precisa mudar ir à busca de seus reais valores; oferecer as nossas crianças uma escola digna, que dará a elas um melhor futuro, com mais dignidade; há “criança é o futuro”, porém, este futuro depende do nosso “hoje”; todos os países que investiram, - e investem. - na EDUCAÇÃO, estão vivendo melhor e como resultado há uma sociedade mais justa e solidária; sem os “sobressaltos” que hoje estamos evidenciando...

*Ontem no Jornal da Band.

Curitiba, 28 de agosto de 2.013 - Reflexões do Cotidiano - Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net63.net