NOITE DE AUTÓGRAFO: AULA MAGISTRAL

Seria algo temeroso afirmar se foi o Profº Israel, pai da doutora Louise Prado Alfonso, quem estava mais emocionado ao fazer a apresentação da filha ou se eram os que estavam ouvindo discorrer a respeito da rica trajetória intelectual da autora de “EMBRATUR: Formadora de Imagens da Nação Brasileira”; sobre seu Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado, viagens internacionais. Muitas facetas brilhantes desconhecidas pela maioria dos linenses.

Mesmo efeito causou à plateia selecionada, quando a doutora Louise com versatilidade surpreendente discorreu a respeito de como surgiu o livro. Ministrou uma verdadeira e proveitosa lição a respeito do Brasil em diversos aspectos antropológicos, políticos, históricos, geográficos, a seus alunos muitos atentos. O lançamento do livro ficou como pano de fundo. O principal foi a aula magistral e todos ficaram convictos que de alguma forma saíram mais enriquecidos. Fato inédito em um evento da espécie e tão cedo o êxito não será repetido.

Conhecemos a doutora Louise quando com sua amiga também Museóloga, Maria Lika Hatori, iniciaram a criação do Museu Histórico e Arqueológico de Lins, há bons anos. Na ocasião, confessamos que as olhamos um tanto enviesado e ficamos imaginando o porquê que duas lindas mocinhas eram apaixonadas por objetos antigos. No nosso entender, gosto um tanto

exótico. Ajudamo-las a recolher vários objetos a serem expostos, escrevemos o histórico do Museu da ABCEL, cujo acervo foi para o novo em instalação e também descrevemos a utilidade de alguns mostruários não tanto conhecidos pela nova geração. Empenhamo-nos em conseguir o empréstimo da estátua do Samurai para a inauguração que tanta curiosidade despertou. Os visitantes faziam questão de se fotografar ao seu lado. É obra do famoso ceramista Yukio Tsukada. Essa estátua foi feita para ser exposta na embaixada japonesa em Brasília nos festejos do centenário da imigração. Hoje, encontra-se na biblioteca de Promissão.

Querer escrever a respeito da importância do livro seria até petulância de nossa parte, diante do reconhecimento de seu mérito pelas entidades universitárias, até do exterior, e aproveitado como biografia por muitos autores de escol.

Portanto, fica só o depoimento de quem aprendeu muito e teve o privilégio de acompanhar com muito interesse o trabalho desenvolvido pela doutora Louise, em Lins, para que fique registrado .

Yoshikuni
Enviado por Yoshikuni em 13/06/2015
Código do texto: T5275609
Classificação de conteúdo: seguro