Nome aos bois
Montei uma empresa de nomes. Isto mesmo! De nomes. Quem quiser nomear um negócio, uma empresa, loja é só me consultar. O mesmo vale para grupos musicais. Só não aceito nomes de pessoas, porque me recuso a sugerir nomes estrangeiros, de mau gosto, inventado. Neste quesito, sou conservador. Prefiro os conhecidos, fáceis de escrever, de falar e de ouvir, como Eduardo, José, Paulo, Renato e outros. Nome que precisa soletrar não serve. Para cachorro, gato, tudo bem, aceito. O meu vira-lata, por exemplo, chama-se Platão, por ter um olhar perdido, filosofal. Só não me atende quando chamo por ser surdo. Minha empresa chama-se Nome aos Bois Ltda.
Olha só o sucesso que venho fazendo em minha empreitada. Um sujeito me procurou dizendo que iria entrar no ramo de funerária, para aproveitar a forte demanda no Brasil, onde morre um a cada fração de segundos. Sugeri a ele o de Funerária Fui. Ele está vendendo bem, para várias classes sociais, desde os mais pobres, cujos caixões são de madeira de caixa de frutas, até os mais afortunados, cuja casa eterna é construída com madeira de lei.
Meu tio do interior, assim que ficou sabendo da Nome aos Bois, me pediu que nomeasse uma pizzaria que ele iria abrir. Esta foi moleza. Dei na hora. Pizzaria CPI e até criei um slogan, “entrego logo e sem discurso”. Meu tio está vendendo mais que loja de celular
Um jovem empreendedor, na esperança de ganhar dinheiro com uma empresa de ônibus, bateu à minha porta. No dia seguinte, liguei para ele e disse “sua empresa de ônibus será Viação Botafogo”. Confesso a você que o negócio deu certo nos primeiros três meses, mas depois começaram a incendiar sua frota. Não tive culpa nenhuma. Não sou bandido nem piromaníaco. Apenas um empresário do ramo de nomes.
Um antigo amigo de escola planejava abrir uma ótica, daquelas que fazem óculos, desculpem a redundância, porque na verdade há óticas que vendem ilusão. Demorei um pouco para encontrar a Ótica Vejabem. O negócio está de vento em popa e proa, apesar dos seus preços serem os olhos da cara.
Um empresário do tipo janota, com terno riscado, gravata borboleta e mais perfumado que gambá, me disse que iria lançar no mercado um trio de garotos para cantar músicas infantis, um ramo em alta no país. Fui ao piano e forjei o nome Trio Dó Re Mi. Toca em todas as rádios e tem show todo dia.
E você meu amigo, aí do outro lado da tela do computador e que me lê por não ter algo melhor a fazer nesta vida, QUE NEGÓCIO VOCÊ PRETENDE ABRIR?