DEGRADAÇÃO DA POLÍTICA BRASILEIRA

DEGRADAÇÃO DA POLÍTICA BRASILEIRA

“É indispensável que o aprendiz sincero do Evangelho esteja sempre de mãos dadas à vigilância, no capítulo dos protestos verbais de solidariedade. As promessas mirabolantes ficam muito bem às comédias da leviandade, mas, nunca nos que compreendem sinceramente o que seja esforço, trabalho, realização. O próprio Cristo não escapou a provas supremas dessa natureza”. (Emmanuel).

A crise política vivida pelo Brasil hoje não deixa de ser uma degradação. A palavra epigrafada tem a sinonímia de decompor, destruir, perder suas características naturais. Citamos como exemplo a frase: “desmatamento degrada a floresta”. Podemos usar outros adjetivos a palavra supracitada, tais como: aviltamento, abjeção, baixeza, desonra, envilecimento, infamação, infâmia, objeção/baixeza, opróbio, vileza, vilipêndio, canalhice, futricarem, indignidade, indignidade, pequenez, rebaixamento, ruindade, sabujice, servilismo, sordidez, submissão, subserviência, turpitude, vilania, decadência, depravação e muitos outros sinônimos. Uma “briga” partidária que começou no período das eleições e não quer mais terminar.

A “vaca” estava gorda, beberam todo o seu leite e agora querem aproveitar a “carne seca”. Pelas últimas informações midiáticas, tem muito partido enrolado com financiamentos de campanha, através das empreiteiras, que respondem a processos na justiça. Parece até o que a imprensa informa, pelo processo de jornalismo investigativo e Polícia Federal são notícias invasivas. (Que tende a infringir, desobedecer, ofender, transgredir etc: modo de agir invasivo). A política brasileira está repleta de santinhos e de inocentes, pois quando inquiridos pela justiça eles negam tudo. Vejam que na história política brasileira nunca se viu tanta corrupção, tanto enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro e em consequência desses delitos o povo brasileiro paga a conta como se fosse bandido.

Aumentam impostos, taxas de juros de todos os matizes, a inflação galopeia e a miséria aumenta, pois quem vive de salário mínimo não pode sobreviver com uma inflação incontrolável e manipulada. O novo tom da oposição. Partidos oposicionistas elevam o tom das críticas ao governo e entram com uma ação criminal contra a presidente Dilma Rousseff por pedaladas fiscais. É uma guinada no comportamento do bloco. O Globo explica o significado da expressão “pedalada fiscal”. A expressão “pedalar” costuma ser usada pelos técnicos que lidam com o orçamento público como sinônimo de postergar uma despesa.

Foi exatamente isso o que a equipe econômica comandada pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega fez nos últimos dois anos. Com dificuldades para arrecadar e sem conter gastos, o governo tentou melhorar as estatísticas das contas públicas adiando despesas de um mês para o outro. Assim, o resultado final de um mês acabava parecendo melhor do que fato era. Essa prática foi batizada de “pedalada fiscal”. O assunto virou até motivo de piada no Ministério da Fazenda e no Tribunal de Contas da União (TCU). No ano passado, por exemplo, correu o boato de que o então secretário do Tesouro, Arno Augustin, considerado o pai das manobras, desistira de ir trabalhar de bicicleta para não correr o risco de ser visto pedalando pela cidade.

Já o relator do processo das pedaladas no TCU (Tribunal de Contas da União), ministro José Múcio Monteiro, disse a interlocutores que não podia nem ver uma bicicleta enquanto preparava o seu voto. Do jeito que anda a economia brasileira estas “pedaladas fiscais” se transformarão em “sufoco fiscal”. Depois das pedalas e o sufoco fiscais, o Brasil tende a estagnar economicamente e politicamente. A artilharia tucana de canhão, obus, apontado para o Palácio do Planalto, no programa político gratuito exibido pela televisão vinculou a atual crise econômica aos desmandos do Partido dos Trabalhadores (PT). O mais contundente ataque ao petismo, no entanto, partiu do presidente Fernando Henrique Cardoso. Ironizando um bordão lançado pelo ex-presidente Lula, seu sucessor.

Fernando Henrique disse que “nunca antes da história desse País se roubou tanto em nome de uma causa”. Atribuiu ao “molusco” à origem da atual crise vivida pelo Brasil. “A raiz da crise atual foi plantada bem antes da eleição da eleição da atual presidente”. Que existem em todos partidos políticos afanadores do dinheiro público é uma realidade, mas no governo do Partido dos Trabalhadores(PT) foi uma explosão sem limites dos cofres públicos da nação e um “Modus Operandi” de quem tem doutorado em afanação de dinheiro público. Nos cálculos do TCU, mais de R$ 40 bilhões foram sacados pelo governo das contas do Banco do Brasil. Lembre-se que o Branco do Brasil não pertence a políticos, Caixa Econômica e BNDES.

A Caixa deixou de ser econômica e o BNDES não é mais do Desenvolvimento Social, pois está financiando obras fora do Brasil, em especial em Cuba, enquanto isso, obras de estrutura básica do período da Copa do Mundo, ainda não foram concluídas. “O Brasil precisa saber quem roubou quem mandou roubar e quem, sabendo de tudo isso, se calou”(Aécio Neves-Presidente do PMDB). De duas, uma. Ou o Parlamento não quer investigar ou está encobrindo erros clamorosos e diabólicos da administração petista. Será que Alguns políticos só trabalham em prol da população movidos por dólares ou milhões de reais? A postura da oposição segundo a Revista “Isto É” incomodou o PT mais do que das outras vezes.

Além de convocar a militância para abarrotar com mensagens os tucanos, os petistas decidiram acionar o PSDB na justiça por causa do programa exibido no dia 19 do mês passado. O problema maior é que o “macaco nunca olha para o seu rabo”. (Grifo nosso). “Estudantes reclamam: “ Cadê a escola de tempo integral?”“. “Governo Federal não repassa o dinheiro (do programa mais educação) para 18 Estados do País e deixa milhares de estudantes sem aula”. Alguns poucos diretores de escolas conseguiram manter o atendimento com dinheiro que sobrou do primeiro semestre de 2014.

Não suportarão por muito tempo. Formado por secretários municipais, pedagogos e pais, o grupo publicou Carta Manifesto no dia 31 de março onde, em suas próprias palavras, expões: “inquietações frente ao silêncio e desarticulação do Ministério de Educação com relação aos encaminhamentos e fortalecimento do programa mais educação.”. A geografia da dívida: pelos menos 5.839 escolas, onde estudam 659.076 estudantes, ainda não receberam as verbas do segundo semestre de 2014. Os pagamentos estão atrasados nos seguintes lugares e das redes estadual e municipal de: Manaus, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Acre, Tocantins.

A classe média na penúria. Produtos e serviços com elevação de preços maior do que a inflação oficial destrói o poder de compra e obrigam milhões de brasileiros a mudar os hábitos de consumo. Tem muita gente trancando faculdade, atrasando prestação de colégios, hospitais de pronto atendimento sem remédios, diminuindo as compras básicas, principalmente alimentos, e nesse compasso O Brasil vai virar um inferno. Muitos Estados nem sequer água para o consumo tem. É uma vergonha total. Além do mais as prefeituras municipais não fazem capinagem das ruas e avenidas, as placas de sinalização das rodovias pichadas e encobertas por vegetação, as cidades sujas, as rodovias esburacadas, lixo aos montões.

Pedintes, moradores de rua e meninos de rua aumentam, menores infratores são criminosos cruéis, flanelinhas atacando nos semáforos, comércio ambulantes estão destruindo as praças públicas e logradouros, pedras portuguesas são más colocadas e se soltam com facilidade virando armas para marginais. Pisos revestidos duas ou três vezes sem necessidade. O pior de tudo é a poluição visual, pois alguns partidos não limparam a sujeira que fizeram. O governo está mais preocupado em receber e empregar imigrantes, enquanto brasileiros sofrem para conseguir um emprego. O Banco Central sinalizou que vai subir os juros até sua projeção do IPCA chegar a 4,5% em 2016. A inflação encurta o horizonte do planejamento de famílias, empresas e governos. O caos é geral e o governo incompetente, mas não quer largar o osso. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE-JORNALISTA

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 11/06/2015
Reeditado em 13/06/2015
Código do texto: T5273606
Classificação de conteúdo: seguro