"Teoria Literária"

Muitos escritores foram meus professores na arte de escrever. Bukowski foi um dos meus últimos professores.

Sabem o que isso quer dizer? Quer dizer que, quando você tem algum "último" professor, você passa a achar que já aprendeu a técnica, a habilidade, você aprendeu aquilo que você queria. Você não precisa mais de professor.

Não estou dizendo que eu escrevo bem, do tipo "MEU DEUS, QUE GRANDE ARTISTA"... não quer dizer que eu sou um bom artista. Não sou grande coisa com as palavras, e nem o próprio Bukowski foi até chegar a uma certa idade. Mas o "velho safado" escreveu muito antes de chegar ao "ponto". Afinal você precisa praticar muito até dominar a droga da arte que você quer aprender. Quer ser um bom jogador de tênis? pratique muito. Quer ser um bom motorista? Dirija muito. Quer ser um bom escritor? Escreva muito porro. E o Buk escreveu muita coisa boa nessa época em que ele ainda era cru, antes deles chegar ao "ponto".

Essas coisas que ele escrevia, se você olhar hoje, ainda estão cruas, com um estilo feio, estão naquele estágio do tipo "sei como chegar ao resultado final, e posso escrever algo que fique legal, mas a coisa pode ficar meio feia ali no meio." É tipo cozinhar, talvez tenha colocado sal demais ou sal de menos. É preciso praticar bastante, e fazer bastante a coisa para aprender qual é o "ponto" que você gosta. Mais tempo no forno, menos tempo? Deixa a massa crescer? Põe ketchup? Sem ketchup? Você tem que ir testando a sua receita ideal, afinal, o mestre é você, e no final, é você que vai saborear aquilo que você fez.

---

E é nesse ponto que eu acho que estou, quero dizer, acho que achei o tipo de bolo que quero fazer e degustar para sempre, mas ainda não acertei a porra do ponto ideal dele. E nem fiz 28 anos ainda.

E se querem saber, acho que cheguei de certa forma bem cedo ao meu "ponto", e fico feliz com essa merda. FELIZ PRA CARALHO PORRA!!

E ganhar dinheiro com o que eu escrevo? Quando isso vai acontecer?

É talvez isso nunca aconteça. Mas quer saber? Que se foda, conheço outras maneiras de ganhar dinheiro.

Um dia talvez me paguem para escrever, mas se esse dia não chegar, ficarei puto, é verdade, mas não posso obrigar ninguem a gostar disso aqui a ponto de me jogarem notas de 10 reais.

---

E quer saber,

mesmo que eu seja um cara medíocre

coisa que eu acredito que eu não sou

e que eu seja um escritor pior ainda

um escritor bosta

como diria um

amigo

meu

mesmo assim

eu não vou

parar de escrever

porque eu gosto demais

de fazer isso

e mesmo que seja ruim

eu gosto disso

E no fundo, eu sinto que é bom

e eu costumo acreditar nas minhas tripas

no meu "fundo"

E geralmente eu me dou bem

quando escuto as minhas tripas

quando escuto o meu fundo.