UMA NOTÍCIA E AS INEVITÁVEIS LEMBRANÇAS... 09:47h

Ontem foi noticiado que o Banco inglês HSBC, por motivo de “reestruturação” deixaria de atuar em nosso país e também na Turquia. Aqui são 853 agencias, mais de 20 mil empregados, cuja sede é em Curitiba, onde concentra o maior quadro de trabalhadores, mais de cinco mil.

Esta notícia não deixa de nos levar ao passado de 18 anos atrás, quando este Banco assumiu o “nosso” Bamerindus, orgulho dos paranaenses, pois todo o ano disputava os primeiros lugares com os bancos melhores colocados, com destaque ao Bradesco e Itaú, que até hoje mantém a liderança do setor bancário de nosso país...

Do mesmo modo nos recordamos do “nosso” Banestado, de saudosa memória, aos paranaenses, que também se “foi”, de modo “inexplicável”, a “nós”, que até hoje não conseguimos entender, foi vendido por 1 bilhão e 400milhões. - ao banco Itaú. - entretanto, há um “porém”, ficou ao Estado do Paraná uma dívida de seis bilhões para serem pagas “suavemente” em trinta anos, em que certamente não estão sendo esquecido os juros...

Realmente são coisas, que não conseguimos entender: você tem uma “mercearia”, a vende, mais fica devendo um valor que deverá ser pago em 30 anos... A razão nos diz que era preferível ir dar andamento aos negócios desta “mercearia”...

Nos oito anos do governo FHC, a “doutrina” neoliberal, estava sendo praticado em vários países, o Estado deveria a tudo privatizar, entretanto, com a crise econômica de 2008, o Estado veio em “socorro” a várias empresas, com destaque aos EUA, que teriam fechado suas indústrias automobilísticas, se isto não houvesse ocorrido...

O atual governo era contra as privatizações, e hoje está fazendo “avidamente”; se o estado “delega”, as ferrovias, rodovias, portos, setor elétrico, água, saneamento e transporte público; ficará tão somente com Educação e Saúde e Segurança, que convenhamos tem muito a desejar...

Não somos totalmente contra as privatizações, nem tão pouco ao um “comunismo” utópico que não deu certo, onde foi aplicado, - URSS, Cuba, Coréia do Norte. Entretanto, na “pratica” desses procedimentos o contribuinte é duplamente “penalizado”, paga o IPVA e mais algumas taxas, e ao sair a uma viagem é onerado com o “pedágio”, nem sempre com preços justos; o nosso para se ir ao litoral, é dos mais caros do mundo...

Por último o nosso país tem uma das cargas tributárias mais caras do mundo, se noticia que já passou da Alemanha, e está próximo da Noruega, em que o cidadão, tem uma Saúde Pública de qualidade, Educação, transporte etc.

Almejamos que a “incorporação” do HSBC, por instituição de grande porte, não venha novamente em detrimento da sofrida classe bancária, que ano a ano, vem decrescendo o seu número... 10:48h

Curitiba, 10 de junho de 2015 - Reflexões do Cotidiano - Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net63.net