DIFERENÇA NADA SUTIL

Sou completamente mobal no tocante à cultura de verdade. Mas sou um curioso. Vejam bem, durante muito tempo estive confuso wm relação à diferença erntre Cultura e História. Li uma porrada de livros (alguns só pela metade) e nunca consegui detectar a danada da diferença que pensava ser sutil e tênue, quando é avassaladora. Assisti conferências, debates, entrevistas pela tevê de intelectuais, vários deles chatos de galochas, aqueles que quando não sabem algo ficam repetindo aqueles á-á-á ou ê-ê-ê, ganhando tempo para enrolar e, não raro, mentir. Gostava de Darci Ribeiro que falava de lapada, sem breque. Bom, mas não conseguia vislumbrar a tal diferença.

Bom, mas hoje um amigo meu me telefonou ogo cedo dizendo: "Abacadabra, cara!, descobri a solução da rtua dúvida atroz". Era uma crônica de Veríssimo no "Estadão" em que ele resumiu de forma maravilhosa a minha dúvida. Disse ele: "Cultura é o que fica, as pedras de Palmyra ou no museu do Louvre, enquanto História é o que passa e avanaça muitas vezes com violência. Cultura cria, História destrói. Elas às vezes se complementam, mas a sua convivência aanão é tranquila".

Veríssimo matou a pau a minha duvida: cultura são as artes e as letras, e história o registro dos fatos, a maioria violentos. E o resto, como diria o pai dele, o Érico, é silêncio. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/06/2015
Código do texto: T5272407
Classificação de conteúdo: seguro