Aonde vai o Brasil?
Aonde vai o Brasil? Qual é o futuro do povo brasileiro? Cristãos divididos; corrupção em todos os setores sociais; violência generalizada; falta de segurança; péssima educação; hospitais públicos sem atendimento adequado: pessoas que morrem na fila de espera por uma consulta, por um exame; desemprego aumentando; desrespeito à vida humana; desrespeito ao semelhante; casais que se juntam e se separam como se estivessem trocando de roupa; crianças sendo estupradas dentro da própria casa; pedófilos sendo líderes de igreja; adultério que se tornou uma prática normal em muitas famílias brasileiras; professores agredidos por alunos; seres humanos são desrespeitados por terem a pele negra; os gordos sofrem preconceito por serem gordos, e os magros sofrem preconceito por serem magros; o alto é discriminado por ser alto, e o baixo por ser baixo; o “bonito” é vítima de inveja e perseguição; o “feio” é discriminado por não ter o padrão atual de beleza. Engraçado é que muitas pessoas não sabem que até o padrão de beleza muda com o tempo: houve um tempo em que as mulheres magras eram consideradas feias, e as mulheres gordas eram consideradas belas. Certa vez, assistindo a um programa de televisão, o apresentador disse que, na juventude, foi perseguido por ser um homem bonito. Que mundo é este?
Aonde vai o Brasil? Um país que não respeita a fé de seu povo; algumas práticas religiosas são consideradas erradas por outras; gays que não respeitam a fé de ninguém e imaginam ter o direito de expor seus comportamentos íntimos e de zombar até de Jesus Cristo. Heterossexuais devassos; homossexuais libertinos.
Aonde vai o Brasil? Homens imaginam ter o direito de trair suas esposas; mulheres pensam ter o direito de trair seus esposos; mulheres e homens vendem seus corpos; não há o encontro de almas, mas apenas o encontro de carne. Que sociedade é essa?
Aonde vai o Brasil? As relações se tornaram promíscuas, ou a promiscuidade mostrou a sua cara? Ainda existe amor nesta sociedade? Onde? O que é isso mesmo? Alguém sabe? Amor? As pessoas se unem por interesses materiais; depois se descartam como se descarta papel higiênico. Padre Léo, no livro “Saborear a Vida”, Edições Loyola, página 95, afirma: “As pessoas gostam de mim e de você do mesmo jeito que nós gostamos de papel higiênico... As pessoas gostam de nós e nos protegem enquanto ainda estamos sendo úteis ou enquanto não fomos usados...” Depois, na mesma página, o escritor diz: “O mundo light tem um conceito utilitarista do amor. Se não me é útil, não merece ser amado. Se não me é mais útil, pode ser descartado. Como se descarta papel higiênico ou copinho de plástico”. Uma triste realidade! Atenção: esse padre não diz que deve ser assim; ele está apenas analisando a sociedade e mostrando o rosto do mundo atual.
O Brasil se tornou um caos. O Brasil se tornou o país da desordem. Os corruptos são defendidos por indivíduos que se dizem pessoas do bem. Onde estamos? Aonde vamos? Alguém pode dizer?