LEMBRANÇAS DA LINDA SERRA DA MANTIQUEIRA,DO VALE DO PARAÍBA E DA ESTRADA DE FERRO.

Nesta noite, uma saudade veio brincar com a menina de meus olhos.E ela,alegre e feliz, foi-se para o lado do Vale do Paraíba apreciar,mais uma vez, a linda e graciosa Serra da Mantiqueira. Que paredão!!! Que imponência! E esta Majestade se esparrama por todo o Vale,desde Taubaté/SP até os lados do solo fluminense. A Menina dos meus olhos foi brincar nos píncaros do Pico dos Marins,no Pico Dois Irmãos e no Agulha Negras. O Céu fica ao alcance das mãos!!! E a névoa se espraia feito um lençol de puro linho ,cobrindo toda a Serra. Lá embaixo.o rio serpenteava em contornos suaves. Quando as chuvas caiam,todo o Vale virava um grande lago. Um imenso pantanal! Era o deleite de pássaros mil,principalmente as garças brancas. Milhares de pássaros se banqueteavam nas lagoas repletas de peixes. Era um imenso festival da Natureza. Nós,moleques,quando a água ia baixando e deixando o capim verdinho para os cavalos,éguas,mulas e burros se fartarem,corríamos atrás deles com uma cordinha na mãos. Fazíamos um cabresto para passearmos neles. Toda tarde,nesta época,era uma algazarra tremenda.

Os pássaros tantos brincavam e se refestelavam com tanto peixe. E nós moleques apreciávamos o delírio de muitas penas e bicos.E fomos crescendo. Era a hora de subir a Serra. Era hora de brincar lá em cima junto com os Deuses. E lá com uns 17 anos fomos convidados a participar do time de vôlei da cidade.Íamos competir no famoso Jogos do Interior,por nossa cidade e região. E subimos a Serra num final de semana. Era quase Inverno. Um frio de gelar urso polar. E chegamos a Campos do Jordão para uma partida de vôlei numa tarde gelada. O céu todo azul sem nenhuma nuvem. Um vento saído de um freezer soprava na tarde. E nós de camiseta regata adentramos a quadra.Os locais davam risada de nossa cara de esquimó gelado. A gente era o levantador da equipe. Levantar o quê??? A bola parecia ter uns 10 kilos de gelo e os dedos enrijecidos não conseguiam direcionar a bola.A quadra era descoberta e o céu era de um azul lindo. Antes da partida,passeamos de litorina que corta a cidade até hoje. Enquanto passeávamos pela avenida principal comíamos pera tirada das árvores que corriam ao longo.Eram pera enormes,duras e saborosas.Eram peras tipo portuguesas plantadas,talvez,pelo desbravador da terra acima,um tal de Jordão. Hoje as pereiras não existem mais. E como estávamos lá no alto,aproveitamos para apreciar o Vale lá do Pico de Itapeva.As nuvens brincam nos montes e só saem lá pelas 10 horas e o Vale se apresenta todo formoso com seu Rio Paraíba. Mas...E a Estrada de Ferro. Pois é. Nós fomos até Pindamonhangaba e lá tomamos o trenzinho que subia a Serra em mil voltas e maravilhas. Quantas vezes fizemos este trajeto até Campos do Jordão? Inúmeras vezes... A visão era fantástica,principalmente nas curvas junto à ribanceira. Hoje esta estrada de ferro está desativada.Quase não funciona graças ao PSDB que acabou com as Estradas de Ferro. Quantas vezes fui ao Rio de Janeiro no trem de Aço.E a viagem noturna para S.José do Rio Preto?

E o Expressinho que passava toda madrugada,às 2 horas? E quantas vezes fui no trem de Aço para SP com suas poltronas almofadadas e um atendimento nota dez? O Estado de SP tinha uma malha ferroviária muito grande.Havia a Araraquarense,a Mogiana,a Sorocabana que ligavam o Estado de SP todo.Você podia sair de SP e chegar até Santa Cruz de La Sierra na Bolívia. Você podia ir de trem até S.José do Rio Preto e de lá seguir viagem até o Mato Grosso atravessando uma ponte fantástica que continua lá,sem a estrada de ferro. Por que o PSDB matou a Estrada de Ferro Pinda/Campos do Jordão? Por que o PSDB matou todas as estradas de ferro que cortavam o Estado de SP? Estas estradas de ferro foram privatizadas.Quem comprou foi uma tal de América Latina Logística.Para quê? Para sucatear cada vez mais.As Estradas de Ferro fazem um transporte barato.As montadoras não querem.Logo compraram as estradas de ferro de SP para sucateá-las.

E o governo Mário Covas batia palmas quando entregou as estradas de ferro à América Latina Logística. Ou seja. Enterrou o que de melhor havia em termos de transporte de carga barato. Lembro com saudades das viagens de trem.Lembro com saudades das tardes na Serra de Campos do Jordão. Meus dedos ,até hoje,lembram como era dolorido jogar vôlei naquele frio da Mantiqueira. A Menina dos meus olhos ainda chora pelos banhados com muitos peixes e muitos pássaros que brincavam naquele Vale que hoje não existe mais. Ainda bem que a memória continua viva!!!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 07/06/2015
Código do texto: T5268759
Classificação de conteúdo: seguro