A ÉTICA FORTALECE A CIDADADANIA
À Pátria nos dá à cidadania, as tradições, o idioma, o sentido de Nação e Nacionalidade. Muito pouco pede em troca, alguns deveres cívicos que alguns relutam em cumprir.
Exercer a cidadania implica em responsabilidade, independente de seus princípios religiosos; quando esta prática vem acompanhada dos princípios da Ética*;dentre eles podemos mencionar de modo bem sucinto:
"O Amor e o respeito a Deus, Causa Primária de Todas as Coisas.
O Amor e o respeito ao próximo.
O Respeito à Vida em todos os estágios.
A honestidade, a solidariedade.
O respeito e cumprimento das Leis que estamos subordinados, ao país que nos deu cidadania."
A princípio parecem ser palavras repetitivas; porem, ao analisarmos as dificuldades que nossa sociedade está enfrentando, concluirá que estes princípios estão fazendo enorme falta na vida dos cidadãos, que de repente são envolvidos por sofrimentos, por aqueles, - felizmente uma minoria. – que vivem à margem das Leis, em algumas ocasiões não respeitando até mesmo o dom mais precioso que o Criador dá; que são suas próprias vidas...
Há Ética Fortalece a Cidadania, foi o título que demos a estas Reflexões do Cotidiano de hoje; a priori, os exemplos deveriam vir daqueles que tem atribuições na área Política, uma minoria, porem, não cumpri o que deveria ser um comportamento normal; à honestidade de seus atos, jamais exercer um cargo público, visando vantagens pessoais, porque não dizer enriquecimento ilícito; como faz falta os rudimentares princípios da Ética!
Nos, cidadãos comuns ficamos de certo modo perplexos, impotentes, diante dos meios de comunicação que diariamente enfocam as transgressões das Leis, dos que exercem o poder de mando, e daqueles que “cidadãos”, que diariamente infligem as Leis, não respeitando os mínimos direitos de seu próximo.
A sociedade clama por socorro! Talvez com Leis mais severas; quase sempre os que dispõem de recursos financeiros, ficam imune às punições.
É preciso rever conceitos; até mesmo os que são ligados ao setor das práticas religiosas; reafirmarem que o Amor a Deus começa pelo amor ao nosso próximo. Que a honestidade deve ser um comportamento normal, nos nossos atos diários, hoje a mídia enaltece estes gestos, como atos fora do comum.
Sabemos que estamos sendo repetitivos, porem, como estes mínimos princípios que deveriam sinalizar o comportamento humano, estão fazendo falta, a fim de termos uma sociedade mais equilibrada, mas solidária, pois há aqueles feridos nos mínimos direitos e clamam por Justiça!
Prossigamos, sem esmorecer, fazendo a nossa parte, exercendo plenamente nossa cidadania, aliado à Ética, pois no nosso íntimo guardamos a Esperança de reverter o presente quadro.
Reflexões do Cotidiano. Curitiba 10 de janeiro de 20l0 – Saul
• Este Dicionário uma de minhas filhas o adquiriu quando tinha 15 anos – 19/08/82
• “Ética: Parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e a sociedade; deontologia; ciência da moral”. "Dicionário Escolar da Língua Portuguesa."