“VIDA E SEXO”. *

É um livro cujo lançamento foi em junho de 1.970. No decorrer da década de 60, eclodiu o movimento feminista, principalmente na Europa, nas capitais dos países mais avançados, com destaque a Paris e Londres, em que as mulheres clamavam, - com justa razão. - direitos de liberdade e igualdade, visto que o secular modelo posto em prática privilegiava o comportamento masculino...

Este livro acaba de completar 42 anos de sua primeira edição, - 05/06/1. 970 - Têm tão somente 111 páginas, abordando 25 tópicos ligados as áreas da sexualidade.

O conhecido autor espiritual, * conseguiu externar suas idéias, através do inolvidável médium* que muita embora não esteja mais entre nós, mas continua sendo reverenciado pelos adeptos da Doutrina Espírita e alguns que nem fazer parte de suas fileiras. O autor teve a capacidade de modo bem sucinto, porém, abrangente, ao abordar a problemática das questões que envolvem a sexualidade...

Os temas mais polêmicos são mencionados e, com muita lucidez há uma visão de espiritualidade na própria conduta; todos os itens são importantes, no qual destacamos alguns. Família, Namoro, Filhos, Aborto, Amor livre Homossexualidade, Adultério, Prostituição, Abstinência e Celibato. Não mencionamos o restante para despertar a curiosidade de nossos prezados leitores (as) a fim de ler ou reler este livro, que apesar de mais de 4 décadas de seu lançamento está atual e o seu conteúdo continua válido para os dias atuais.

O autor espiritual é sobejamente conhecido, pela sua coletânea de livros, com destaque a belíssimos romances, que enriquecem a literatura espírita: "Paulo e Estevão", "Há Dois Mil Anos, Renúncia..."

O autor para dar suporte doutrinário, antes de iniciar a dissertação sobre o tema, em cada título enfoca sobre o assunto, o que consta em "O Livro dos Espíritos", no tópico seguinte menciona breves palavras de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", o que teria sido dito para elucidar melhor o tema ventilado...

Segundo suas próprias palavras que serviram como prefácio: “Não proibição, mas educação. Não abstinência imposta, mas emprego digno com o devido respeito aos outros, e a si mesmo. Não impulso livre, mas responsabilidade. Fora disso é teorizar simplesmente, para depois aprender ou reaprender com a experiência”.

As energias da sexualidade é um impulso divino para geração e manutenção da vida. Nos primórdios da evolução Planetária o instinto, tinha função predominante, até vir associada ao amor, gerando a responsabilidade...

Apesar de vivermos era da “modernidade”, os dramas envolvendo a sexualidade estão estampados diariamente nos noticiários, com complexos quadros existenciais de difícil ressarcimento; a sexualidade exercida com responsabilidade constrói e edifica um mundo melhor...

Mas, há também os que rompem os compromissos, pela não aceitação dos ciclos naturais da própria vida; a parceira não consegue “conservar” a beleza dos primeiros anos; quando, após esforços em conjunto conseguem uma estabilidade financeira, com os filhos encaminhados, esta sofre o abandono, quase sempre por parte dele, em busca do “reviva mento”,com uma parceira mais jovem, que despertasse as sensações do apogeu de sua sexualidade...

Deixando, a quem ficou as marca da rejeição que ficará retida no recôndito de sua alma, cuja superação será muito difícil, pelo menos nessa vida...

Quanto à “ele”? Em muitos casos, na idade em que já é avô, começa tudo de novo, com filhos; confirmando o adágio popular, que de um mal Deus pode tirar um bem...

* "Vida e Sexo" Editado pela Federação Espírita Brasileira

* Emmanuel

* Francisco Cândido Xavier. Seu desenlace se deu em Uberaba, em 30/06/2.002

Amanhã dia 30 fará 10 dez anos que não temos a sua presença física entre nós. Porém, deixou o legado de seus mais de 450 livros; abrangendo Filosofia, Ciência e Religião. O seu primeiro livro foi Parnaso de Além Túmulo, - aos 23 anos. - Na sequência de sua vida se dividir os 450 livros até o seu desencarne, - 69 anos depois deste seu primeiro livro. - dá quase 7 livros por ano, o que não deixa de ser algo fora dos padrões comum, na área da literatura... Numa inconteste prova que vida prossegue no “lado de lá”, com a possibilidade do “intercâmbio”, até mesmo na literatura...

Curitiba, 28 de junho de 2.012 - Reflexões do Cotidiano - Saul

http://mensagensdiversificadas;zip;net ou