O Porquê das Coisas?

O Porquê das coisas, era um bordão do velho Sô Tunico Pereira. Ele, homem do campo desenvolvia seus pensamentos no cotidiano sertanejo; questionava trabalhadores picado de cobra 5, 6 e 7 vezes, enquanto companheiros que nunca tiveram tamanha desdita. Pessoas que eram varadas de bala, com até dez tiros e não morriam, outros com uma simples canivetada encontrava a morte. Foi a partir daí, que comecei a observar a trajetória terrena; pessoas boas são acometidas de doenças terríveis e morrem na mais extrema agonia. Gente que não valem o que comem, tem saúde de ferro.Pessoas que trabalham como burros e não consegue nada, outros sem grandes esforço, a riqueza vem de bandeja.

Porquê pessoas tão ricas e outras tão pobres? Porquê além dos pobres vem os miseráveis? Minha mãe apesar de semi analfabeta tinha uma saída:- “deixa Deus com seu mundo, nós não sabemos o que falamos, mas Deus sabe o que faz!”

Mesmo com o conformismo religioso de minha mãe, eu ficava de pé atrás; Será que Deus aceita a miséria? Ficava na dúvida.

Hoje percebo o que o capitalismo fazia com população, uma verdadeira lavagem cerebral, usando a fé do povo brasileiro.

Porquê a Igreja que tanto combatia a usura, o capitalismo avançou estratosfericamente? O porquê das coisas?...

Lair Estanislau Alves.