Laboratório de Lembranças e Esquecimentos: memória.
 
“que a minha pátria é a memória...”*
 
Lembrar e esquecer são necessidades que a humanidade desenvolveu para sobreviver, se adaptar e evoluir. Por isto é tão importante quanto qualquer atividade primária como alimentar, descansar e trabalhar.
 
Por ser um trabalho de recordar e descartar o desnecessário, redundante dizer, é um labor. A memória é (e/ labor /ada) produzida de acordo com os vestígios deixados no individuo ou no grupo social conforme sua escala de valores éticos, princípios sociais e impressões em sua psique.
 
Por necessidade do ser humano sobreviver e socializar-se a memória é um campo de experimento pessoal e social. A memória é um laboratório (labor / atório).
 Neste laboratório as experiências são guardadas e reutilizadas como componentes de identidade: quem sou, que espaço ocupo, como me posiciono, como me relaciono, em que acredito.
 
Somos feitos de saudades e nostalgias, que são as lembranças que queremos, e os esquecimentos, aquilo que rejeitamos.
 
Guardamos no pote da lembrança os momentos felizes para repeti-los ou recordá-los. Guardamos ali também os instantes doídos, infelizes para justamente evitá-los. Deste modo construímos os nossos discursos que nos justificam como heróis, mártires ou vítimas.
Somos e devemos ser os protagonistas de nossas narrativas – o sujeito.
 
Temos histórias pessoais e vivemos processos sociais em coletividade.
A memória individual e a coletiva são refletidas através da oralidade expressa em nossos diálogos que permeiam os assuntos que conversamos em família, na roda de amigos, nas confidências feitas. Os segredos, o inconfessável morre com a gente e esquecemos (ou não) ao longo dos anos.
 
Aquilo que contamos e ouvimos são as narrativas.
As narrativas escritas formam a história documentada. Há povos, como tribos primitivas, que possuem somente narrativas orais bem como pessoas que não sabem ler e escrever – nem por isto deixam de ter e viver experiências de vida.
 
Surge no pós-moderno a atividade interdisciplinar do historiador em documentar, registrar as histórias de vida como forma de sociabilizar experiências até então contadas oralmente.
 
Por que o “laboratório” da memória individual interessa para o aprimoramento da humanidade?
Porque “a história de cada um de nós contém a história de um tempo, dos grupos a que pertencemos e das pessoas com quem relacionamos.”  E “articuladas, as narrativas produzidas por diferentes indivíduos, grupos e instituições tecem uma nova memória social, plural e democrática.”*²
 
Revolta*
 
Todos foram saindo, de mansinho,
tão calados,
que eu nem sei
se fiquei mesmo só.
 
Não trouxe mensagem
e não me deram senha...
disseram-se que não iria perder nada,
porque não há mais céu.
 E agora, que tenho medo,
e estou cansado,
mandam-me embora...
 
Mas não quero ir para mais longe,
desterrado, 
porque a minha pátria é a memória.
Não, não quero ser desterrado,
que a minha pátria é a memória...



 
Leonardo Lisbôa
Barbacena, 30/05/2015.
 
*ROSA, João Guimarães. Revolta. In: Magma, p.136.
   Ed. Nova Fronteira, 1997, R.J.
 
*²HENRIQUES, Rosali.Metodologia de História Oral: a experiência do Museu da Pessoa. Apostila, p. 5 e 6.
 
ESCREVA PARA O AUTOR:     
 
conversandocomoautor@gmail.com
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 05/06/2015
Código do texto: T5267053
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.