I N V E R N I C O

Nãoconheço o estrangeiro, nem quase todo o Brasil. Do nosso patropi só conheço Fortaleza, Salvador e, óbvio, o Recife onde moro, alé, claro, de grande parte do interior de Pernambuco. Sou mesmo um matuto.

Mas leio muito e assisto muitos filmes. Quando leio narrações (ou veho cenas em filmes) do inverno no estrangeiro ou mesmo no sul do Brasil, fico roendo, doido para conhecer, por exemplo, a neve, o frio de verdade, aquele inverno lindo.

Por aqui não temos as mesmas estações, só verão e uma chuvinha no chamado "invernico", um inverno acanhado paca, principalmente no Recife. Em Pesqueira e Arcoverde ainda há um friozinho, uma gambiarra de inverno, mas algo, repito, acanhado. É mesmo, juro, uma gambiarra de inverno.

Mas, por outro lado, mesmo esse invernicop é de certa forma, mesmo me criando e aguçando problemas porque sou asmático crônico, uma época mais civilizada, que nos leva a passar mais tempo em casa, a curtir um pouco de solidão e privacidade, a refletir, ler, pensar, assisitir no vídeo a bons filmes, enfim, o invernico é positivo.

Se não fisse a asma ficaria até com saudade quando ele terminasse, mas sou realista, por causa da saúde prefiro o verão.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/06/2015
Código do texto: T5266756
Classificação de conteúdo: seguro